Busca avançada
Ano de início
Entree

Técnicas modernas em espectrometria de massas e novas aplicações em ciências: química, bioquímica, materiais, forense, medicina, alimentos, farmácia e veterinária

Processo: 13/23920-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Marcos Nogueira Eberlin
Beneficiário:Lygia de Azevedo Marques
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/51677-2 - Técnicas modernas em espectrometria de massas e desenvolvimento de novas aplicações em ciências: química, bioquímica, materiais, forense, medicina, alimentos, farmácia e veterinária, AP.TEM
Assunto(s):Espectrometria de massas

Resumo

A técnica de espectrometria de massas (MS) tem estado, desde a sua criação, diretamente relacionada a grandes desenvolvimentos científicos. Desde a descoberta do elétron, dos isótopos, da energia nuclear, até avanços recentes e extraordinários na caracterização de proteínas, a MS tem provido a Ciência com uma ferramenta de grande utilidade e uso abrangente. Nas últimas duas décadas, com o advento de novas técnicas de ionização e novos equipamentos, a MS experimentou um desenvolvimento ainda mais intenso e extraordinário, tornando-se hoje uma técnica indispensável em muitas áreas da Ciência. O laboratório ThoMSon de espectrometria de Massas do IQ-UNICAMP vem atuando há quase 20 anos, e de forma acentuada, no desenvolvimento de novas técnicas e novas aplicações em MS, estando hoje entre os mais produtivos e numerosos grupos de pesquisa em MS em todo o mundo. O laboratório ThoMSon tem atuado também, com forte destaque nas colaborações científicas multidisciplinares com grupos brasileiros e internacionais, na formação de toda uma nova e ampla geração de brasileiros especialistas em MS. Esse projeto temático visa então consolidar e ampliar a atuação do Laboratório ThoMSon de Espectrometria de Massas como líder no desenvolvimento e uso de técnicas modernas em MS. O projeto abre também novas áreas de atuação, como as que envolvem pesquisas em hormônios, química forense e caracterização de bactérias em matrizes diversas. São apresentadas várias propostas de pesquisas em áreas diversas, com destaque para: aplicações em química e química forense da espectrometria de massas ambiental (EASI-MS); caracterização de espécies organo-metálicas de coordenação e supra-moleculares por ESI-MS/MS; estudos de reações entre íons e moléculas na fase gasosa por MS pentaquadrupolar; monitoramento da destruição de compostos orgânicos em solução por processos oxidativos por ESI-MS/MS, determinação dos produtos e mecanismos de reação em solução por ESI-MS/MS e V-EASI-MS, diferenciação de isômeros constitucionais e enantiômeros por TWIM-MS; "fingerprinting" de produtos químicos e amostras biológicas com misturas complexas por ESI-MS/MS, novas aplicações de LC-MS/MS em medicina veterinária e medicina reprodutiva humana por meio do desenvolvimento de métodos analíticos confiáveis para a quantificação de hormônios esteróides; e identificação rápida de microorganismos por MALDI-MSMS. Projeta-se com este temático, portanto, uma produção cientifica ainda de mais alta qualidade e intensidade, o estabelecimento de novas áreas de atuação em desafios científicos atuais e relevantes, e a formação ainda mais acentuada e plena de pesquisadores e profissionais em área de grande relevância e forte demanda em Ciência e Tecnologia no Brasil. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PENA, IZABELLA AGOSTINHO; MARQUES, LYGIA AZEVEDO; LARANJEIRA, ANGELO B. A.; YUNES, JOSE A.; EBERLIN, MARCOS N.; MACKENZIE, ALEX; ARRUDA, PAULO. Mouse lysine catabolism to aminoadipate occurs primarily through the saccharopine pathway; implications for pyridoxine dependent epilepsy (PDE). BIOCHIMICA ET BIOPHYSICA ACTA-MOLECULAR BASIS OF DISEASE, v. 1863, n. 1, p. 121-128, JAN 2017. Citações Web of Science: 10.
PENA, IZABELLA A.; MARQUES, LYGIA A.; LARANJEIRA, ANGELO B. A.; YUNES, JOSE A.; EBERLIN, MARCOS N.; ARRUDA, PAULO. Simultaneous detection of lysine metabolites by a single LC-MS/MS method: monitoring lysine degradation in mouse plasma. SPRINGERPLUS, v. 5, FEB 25 2016. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.