Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise conceitual da sobrevivência ao câncer: contribuição par a conhecimento da enfermagem oncológica

Processo: 14/12058-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 30 de setembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Marcia Maria Fontão Zago
Beneficiário:Rafaela Azevedo Abrantes de Oliveira
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/24143-0 - A experiência dos pacientes com câncer: os sentidos atribuídos à sobrevivência ao câncer, BE.EP.DD
Assunto(s):Neoplasias   Pesquisa qualitativa   Sobrevivência   Antropologia médica   Enfermagem oncológica

Resumo

Com o progresso no diagnóstico precoce do câncer e terapias, a longevidade e o crescimento populacional, o número de sobreviventes da doença continuará a aumentar em todos os países. Na literatura há várias definições para os termos "sobrevivência" e "sobrevivência ao câncer", com abordagem multidisciplinar para examinar o fenômeno dentro das suas construções, sem especificar critérios que realmente os caracterizem. Com a finalidade de esclarecer estes conceitos, colaborando para o conhecimento e a prática da enfermagem oncológica, este estudo tem como objetivo geral: analisar o conceito de sobrevivência ao câncer na literatura de saúde e por adoecidos adultos e idosos. Na primeira etapa, realizaremos a análise de conceito pelo método proposto por Rodgers. Este modelo está disposto em seis etapas, preconizando a análise dos estudos levantados pela análise temática indutiva. Para a segunda etapa, seguiremos com a Antropologia Médica e o método narrativo para a obtenção dos significados. Os dados coletados serão também integrados pela análise temática indutiva. A última fase compreende em analisar comparativamente os achados teóricos e empíricos. O conceito de sobrevivência ao câncer será caracterizado por atributos e consequências, com base no conhecimento teórico e nos significados dados à sobrevivência ao câncer a partir das experiências dos adoecidos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ABRANTES DE OLIVEIRA, RAFAELA AZEVEDO; DA CONCEICAO, VANDER MONTEIRO; ARAUJO, JEFERSON SANTOS; FONTAO ZAGO, MARCIA MARIA. Concept analysis of cancer survivorship and contributions to oncological nursing. INTERNATIONAL JOURNAL OF NURSING PRACTICE, v. 24, n. 1 FEB 2018. Citações Web of Science: 0.
ABRANTES DE OLIVEIRA, RAFAELA AZEVEDO; FONTAO ZAGO, MARCIA MARIA. Patient, cured, victim or survivor of urological cancer? A qualitative study. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 26, 2018. Citações Web of Science: 0.
ABRANTES DE OLIVEIRA, RAFAELA AZEVEDO; FONTAO ZAGO, MARCIA MARIA; THORNE, SALLY ELIZABETH. Interaction between professionals and cancer survivors in the context of Brazilian and Canadian care. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 25, 2017. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Rafaela Azevedo Abrantes de. Aspectos conceituais teóricos e subjetivos da sobrevivência ao câncer: contribuições para a enfermagem oncológica. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.