Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de catalisadores de ouro para reações de oxidação

Processo: 14/10824-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 03 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Liane Marcia Rossi
Beneficiário:Camila Palombo Ferraz
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/03235-0 - Valorização da biomassa oxidação do 5-hidroximetilfurfural (HMF) catalisada por nanopartículas, BE.EP.PD
Assunto(s):Nanopartículas   Ouro   Catálise

Resumo

A química de ouro oferece oportunidades únicas em catálise e uma excelente alternativa para o desenvolvimento de processos industriais viáveis para a conversão de biomassa renovável, em especial por meio de reações de oxidação. Nanocatalisadores de ouro vêm demonstrando excelentes propriedades catalíticas e alta seletividade em diversas reações envolvendo principalmente oxidações catalíticas, embora o ouro ainda tenha um impacto limitado sobre a catálise industrial. Um dos entraves no uso prático do ouro como catalisador nas oxidações é a necessidade do uso de base, que pode promover a degradação do catalisador e reações paralelas indesejáveis. Este projeto de pesquisa de bolsa de pós-doutorado se enquadra no Projeto FAPESP vigente Processo número 2012/08691-0 - "Explorando a química do ouro e suas oportunidades únicas em catálise para conversão de biomassa em produtos químicos bioderivados". Os principais objetivos são o desenvolvimento de sistemas catalíticos a base de ouro, estudar o efeito da adição de base na seletividade e estabilidade do catalisador em reações de oxidação de alcoóis e açúcares, além de estudar alternativas ao seu uso, como por exemplo, o efeito do emprego de suportes básicos. As oxidações seletivas são uma das mais importantes transformações de grupos funcionais dentro da química orgânica, sendo crucial em processos industriais para geração de importantes intermediários. O uso de catalisadores viabiliza o emprego de oxidantes verdes, como é o caso do oxigênio molecular, gerando apenas água como sub-produto. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERRAZ, CAMILA P.; GARCIA, MARCO AURELIO S.; TEIXEIRA-NETO, ERICO; ROSSI, LIANE M. Oxidation of benzyl alcohol catalyzed by gold nanoparticles under alkaline conditions: weak vs. strong bases. RSC ADVANCES, v. 6, n. 30, p. 25279-25285, 2016. Citações Web of Science: 19.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.