Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos silideos (Annelida: Polychaeta: Syllidae) da coleção de invertebrados do National Museum of Natural History, Smithsonian Institution (Washington, D.C. - EUA)

Processo: 14/11549-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 20 de setembro de 2014
Vigência (Término): 29 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:João Miguel de Matos Nogueira
Beneficiário:Marcelo Veronesi Fukuda
Supervisor no Exterior: Karen J. Osborn
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Smithsonian National Museum of Natural History, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:10/19424-7 - Estudo taxonômico dos silideos (Annelida: Polychaeta: Syllidae) da Baía do Araçá e análise ultraestrutural dos modos de incubação de ovos e juvenis em Exogoninae, BP.PD
Assunto(s):Polychaeta

Resumo

Syllidae Grube, 1850 é uma das maiores famílias de poliquetas, atualmente englobando cerca de 720 espécies, distribuídas em 70 gêneros. Apesar de comuns em praticamente todos os ambientes marinhos, apesar de menos abundantes em grandes profundidades, apenas recentemente a família começou a ser mais pormenorizadamente estudada no Brasil, ocasionando grande volume de descrições de espécies, tanto em termos de novas ocorrências para o país quanto de espécies novas para a ciência. Para corretas descrições de espécies, é de grande importância o estudo de espécimes congêneres de outras localidades, preferencialmente material-tipo. Entretanto, tais comparações não raramente são feitas exclusivamente baseadas na literatura, em grande parte devido a dificuldades no trânsito de material entre instituições. Assim, sempre que possível, o estudo de grandes quantidades de material de importantes coleções de história natural deve ser feito nas dependências desses museus, ao invés de se pedir empréstimos, o que pode envolver diversos tipos de dificuldades. Nesse contexto, o presente projeto almeja uma bolsa para a visita ao National Museum of Natural History, Smithsonian Institution (Washinton, D.C., EUA), possibilitando o estudo de parte da coleção de Syllidae da instituição, permitindo a comparação de espécimes, preferencialmente tipos, com o material brasileiro, para que se consigam mais completas e acuradas comparações em futuras descrições de espécies brasileiras. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCELO VERONESI FUKUDA; ANDREZZA RIBEIRO MENEZES-MOURA; CARMEN REGINA PARISOTTO GUIMARÃES; CHRISTINE RUTA. A new species of Exogone Ørsted, 1845 (Annelida: Syllidae: Exogoninae) from Brazilian waters. Papéis Avulsos de Zoologia (São Paulo), v. 59, p. -, 2019.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.