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Efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua associada ao treino de mobilidade com realidade virtual sobre a postura de crianças com paralisia cerebral: ensaio clínico controlado aleatorizado, duplo cego

Processo: 14/14600-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 29 de setembro de 2014
Vigência (Término): 28 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Claudia Santos Oliveira
Beneficiário:Roberta Delasta Lazzari
Supervisor no Exterior: Manuela Galli
Instituição-sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Memorial. São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Politecnico di Milano, Itália  
Vinculado à bolsa:13/05573-9 - Avaliação dos Efeitos da Estimulação Transcraniana Por Corrente Contínua Associada ao Treino de Mobilidade com Realidade Virtual sobre o Equilíbrio Estático e Funcional de Crianças com Paralisia Cerebral: Ensaio Clínico Controlado Aleatorizado, Duplo Cego, BP.MS
Assunto(s):Córtex cerebral   Crianças   Estimulação elétrica   Fisioterapia   Paralisia cerebral

Resumo

Objetivo: Verificar os efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua no córtex motor primário, associada ao treino mobilidade com realidade virtual sobre a postura de crianças com paralisia cerebral (PC). Materiais e Métodos: A amostra populacional que fará parte deste projeto será composta de 20 crianças com PC entre 4 e 12 anos de idade. As crianças serão alocadas aleatoriamente em dois grupos (Grupo Controle: treino de mobilidade com uso de realidade virtual e estimulação transcraniana placebo; Grupo Experimental: treino de mobilidade com o uso de realidade virtual e estimulação transcraniana ativa) e avaliadas em três momentos distintos (pré-intervenção, pós-intervenção e um mês após as intervenções). A Postura será avaliada através do Sistema SMART-D 140® - BTS Engineering com oito câmeras com espectro de resposta sensível ao infravermelho, além de um computador SMART-D INTEGRATED WORKSTATION® com 32 canais analógicos, sincronizado com a da plataforma de força e eletromiógrafo FREEMG® - BTS Engineering em quatro condições: pés apoiados na plataforma com olhos abertos, pés na plataforma com olhos fechados, pés na espuma olhos abertos, pés espuma olhos fechados, por 30 segundos cada. Os resultados serão analisados estatisticamente assumindo um nível de significancia de pd0,05.Palavras-chaves: paralisia cerebral, criança, fisioterapia, cortéx cerebral, estimulação elétrica, equilíbrio estático e dinâmico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LAZZARI, ROBERTA DELASTA; POLITTI, FABIANO; SANTOS, CIBELE ALMEIDA; LOPES DUMONT, ARISLANDER JONATHAN; REZENDE, FERNANDA LOBO; COLLANGE GRECCO, LUANDA ANDRE; BRAUN FERREIRA, LUIZ ALFREDO; OLIVEIRA, CLAUDIA SANTOS. Effect of a single session of transcranial direct-current stimulation combined with virtual reality training on the balance of children with cerebral palsy: a randomized, controlled, double-blind trial. Journal of Physical Therapy Science, v. 27, n. 3, p. 763-768, MAR 2015. Citações Web of Science: 22.

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