Busca avançada
Ano de início
Entree

Dissecar vias de sinalização na interação Plasmodium-hospedeiro: papel do fator de transcrição PfNF-YB

Processo: 14/14347-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Célia Regina da Silva Garcia
Beneficiário:Pedro Henrique Scarpelli Pereira
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/51295-5 - Genômica funcional em Plasmodium, AP.TEM
Assunto(s):Transdução de sinais   Transcrição genética   Plasmodium   Malária

Resumo

A malária é uma doença infecciosa potencialmente grave, causada por parasitas (protozoários do gênero Plasmodium) que são transmitidos pela picada de mosquitos do gênero Anopheles. Pouco se conhece acerca dos mecanismos de transdução de sinal utilizados pelo parasita responsável pela infecção da malária em humanos. Especificamente em P. falciparum, Ca2+ e cAMP surgem como importantes efetores na sinalização celular de Plasmodium. Resultados prévios de nosso grupo apontam para a participação do fator de transcrição PfNF-YB na regulação da expressão de genes e/ou interagindo com outras proteínas durante a divisão celular. Experimentos evidenciaram que a expressão de PfNF-YB é modulada por um análogo de cAMP. Dessa forma, neste projeto propomos estudar as bases moleculares da regulação da transcrição gênica do ciclo intraeritrocítico do Plasmodium falciparum ampliando nossos conhecimentos a cerca da função do PfNF-YB na regulação do ciclo celular do parasita. O objetivo deste projeto é identificar quais são os genes regulados por PfNF-YB e inferir com maiores detalhes as vias bioquímicas que são reguladas por esse fator de transcrição. Outra meta é clonar as regiões promotoras e determinar o tipo de regulação que o PfNF-YB efetua por meio de ensaios de gene repórter. De fundamental relevância será dissecar também quais as vias de sinalização que PfNF-YB participa em resposta a ativação pelo segundo mensageiro, cálcio. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCARPELLI, PEDRO H.; TESSARIN-ALMEIDA, GIULLIANA; VICOSO, KENIA LOPES; LIMA, WANIA REZENDE; BORGES-PEREIRA, LUCAS; MEISSNER, KAMILA ANNA; WRENGER, CARSTEN; RAFAELLO, ANNA; RIZZUTO, ROSARIO; POZZAN, TULLIO; GARCIA, CELIA R. S. Melatonin activates FIS1, DYN1, and DYN2 Plasmodium falciparum related-genes for mitochondria fission: Mitoemerald-GFP as a tool to visualize mitochondria structure. Journal of Pineal Research, v. 66, n. 2 MAR 2019. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.