Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da citocina IL-22 na multiplicação do Mycobacterium leprae: análise baciloscópica e histopatológica em camundongos nocautes de IL-22.

Processo: 14/02031-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2015
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Ana Paula Favaro Trombone Garlet
Beneficiário:Amanda Carreira Devides
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade do Sagrado Coração (USC). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Hanseníase   Histopatologia   Resposta imune   Imunorregulação   Citocinas   Mycobacterium leprae   Modelo experimental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:camundongos nocautes | Hanseníase | Il-22 | Mycobacterium leprae | Imunologia básica

Resumo

A Hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada pelo Mycobacterium leprae. Atualmente, conforme a Organização Mundial da Saúde, mais de 200.000 casos novos são registrados anualmente, principalmente em países em desenvolvimento localizados na África, Ásia e América Latina, constituindo importante problema de Saúde Pública. Esta doença afeta principalmente a pele e o sistema nervoso periférico, e baseado nas características clínicas e histopatológicas, pode ser classificada em duas formas polares (tuberculóide e virchoviana), além das formas intermediárias e quadros reacionais. Neste contexto, a resposta imunológica tem um papel fundamental na determinação da patogênese da doença, uma vez que observa-se a influência das subpopulações Th1 e Th2 na imunopatogênese da hanseníase, destacando-se o perfil Th1 no pólo tuberculóide e Th2 no pólo virchoviano. Porém, estudos recentes têm relatado a participação de outras subpopulações de células T (tais como células T regulatórias e Th17) na patogênese da hanseníase; sendo que resultados preliminares obtidos em nosso laboratório (projeto JP FAPESP 2009/06122-5) têm corroborado com estes dados. Adicionalmente, resultados deste projeto demonstraram um aumento significativo na expressão da citocina IL-22 nas lesões de pele de pacientes com hanseníase quando comparado ao controle (pele saudável), sugerindo o envolvimento de outras subpopulações na imunoregulação da doença, tais como Th22 e Th17, que caracteristicamente produzem IL-22. Assim, devido à importância do papel da IL-22 recentemente relatado em diversas doenças tais como, artrite reumatoide, doença de Crohn, e alterações dermatológicas como psoríase e dermatite alérgica, e tendo como base os resultados preliminares previamente mencionados, este projeto tem por objetivo avaliar a influência da citocina IL-22 em modelo experimental de hanseníase (conforme a técnica de Shepard), especificamente na resposta a inoculação de M. leprae avaliada pela multiplicação bacilar, assim como pelas características histopatológicas dos sítios de inoculação bacilar (coxim plantar), por meio da análise comparativa de camundongos selvagens (C57BL/6) e nocautes de IL-22. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)