Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise espacial das internações por tuberculose em Natal/RN através do estimador de intensidade kernel

Processo: 14/09124-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Ricardo Alexandre Arcêncio
Beneficiário:Luana Seles Alves
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Enfermagem em saúde pública   Tuberculose   Serviços de saúde   Análise espacial   Estudos ecológicos   Estudos epidemiológicos   Natal (RN)

Resumo

As internações por tuberculose (TB) representam um importante marcador capaz de expressar à fragilidade no acesso e uso dos serviços de saúde, assim como, a precariedade das condições sociais e econômicas dos grupos e áreas geográficas. Incorporar abordagens espaciais aos estudos epidemiológicos constitui um desafio para as pesquisas em saúde pública. Nesse sentido, objetiva-se analisar a distribuição espacial das internações por TB em Natal/RN através do estimador de intensidade Kernel, para identificação e representação das áreas geográficas potencialmente mais vulneráveis à ocorrência desse evento. Trata-se de um estudo ecológico, cujos dados de internação referentes ao período de 2008 à 2012 serão obtidos do Sistema de Informação Hospitalar do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS). Utilizar-se-á como unidade de análise os setores censitários definidos pelo Censo Demográfico de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A análise exploratória dos dados, através de medidas de tendência central e distribuição de freqüência, com posterior aplicação do teste qui-quadrado de proporções será realizada no software Statistica®. No tocante a análise espacial, proceder-se-á primeiramente a geocodificação dos dados na base cartográfica, utilizando o software TerraView versão 4.2.2. Em seguida, recorreremos à técnica de análise da densidade de pontos - Estimativa de Intensidade Kernel- para a identificação e representação das áreas com maiores densidades de internação por TB. O gerenciamento das informações e a elaboração dos mapas temáticos serão realizados no ArcGis versão 10.1. O estimador Kernel é muito útil para fornecer uma visão geral da distribuição dos pontos amostrais bem como é um indicativo da ocorrência de clusters, que sugere dependência espacial. Destarte, essa técnica permite ainda observar os agrupamentos de forma a levantar hipóteses sobre os acontecimentos externos que podem estar causando o evento.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)