Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo meta-analítico de produção total de calor de frangos de corte

Processo: 14/09260-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Nilva Kazue Sakomura
Beneficiário:Marcos José Batista dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Aves   Nutrição animal   Conforto térmico

Resumo

A determinação da produção total de calor em frangos de corte é um passo imprescindível para predizer corretamente o consumo de alimentos. A correção do consumo de frangos de corte de acordo com as condições ambientais é essencial para garantir o suprimento nutrientes suficientes para o máximo desempenho produtivo das aves. O presente projeto tem como objetivo realizar um estudo meta-analítico para ajustar os parâmetros de um modelo matemático para estimar a produção de calor em frangos de corte. O modelo a ser ajustado será: THP = HS + HR+HC+HU+HE+HF, onde o THP é o total de calor produzido, HS perda de calor sensível por aves alojadas, HR perda de calor sensível pela respiração da ave, HC perda de calor sensível pelas instalações, HU perda de calor por evaporação cutânea, HE perda de calor por evaporação via respiração e HF perda de calor pela água de bebida. Os valores de entrada do modelo é a temperatura ambiente, razão de mistura do ar, peso da ave, temperatura da água de bebida e os valores de saída é a produção total de calor e perda de calor da ave. Serão selecionadas publicações com informações sobre produção de calor total, calor sensível por aves alojadas, perda de calor sensível pelas instalações e perda de calor por evaporação cutânea. Os artigos serão selecionados criteriosamente considerando pertinência da metodologia aplicada e coerência dos resultados obtidos. Após a montagem da base de dados serão aplicadas análises de agrupamento e componentes principais para entender a estrutura de relação dos dados e formação de grupos pela dissimilaridade. As informações relacionadas com o modelo teórico proposto e outras variáveis serão tabuladas para permitir a análise descritiva dos estudos incluídos no banco de dados. A meta-análise seguirá três sequenciais de análises. A análise gráfica de dispersão, análise de correlação de Pearson e a análise de variância e covariância. Após as análises serão mantidas na base as informações que foram significativos estatisticamente para os seus efeitos. Assim, quatro parâmetros serão ajustados: HS, HC, HU e HE. O principal resultado a obter nesse projeto será disponibilizar um modelo matemático prático para comunidade científica estimar a produção de calor de frangos de corte por meio de artigos científicos publicados na literatura especializada e incorporar o modelo ajustado no software AVINESP desenvolvido pelo grupo de pesquisa em nutrição animal e modelagem da UNESP campus Jaboticabal. Além da divulgação dos resultados por meio de publicações dos trabalhos em congressos e periódicos, será realizado também palestras para demonstrar o funcionamento do software e seus benefícios para os usuários. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BATISTA DOS SANTOS, MARCOS JOSE; SAKOMURA, NILVA KAZUE; PEREIRA DA SILVA, EDNEY; DE PAULA DORIGAM, JULIANO CESAR; CAMPOS MAIA, ALEX SANDRO. Update of model to predict sensible heat loss in broilers. ANIMAL PRODUCTION SCIENCE, v. 57, n. 9, p. 1877-1883, 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.