Busca avançada
Ano de início
Entree

Monitoramento da interação entre rizobactéria promotora de crescimento de plantas e rizóbio na cultura da soja [Glycine Max (L.) Merr.]

Processo: 14/05420-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Carolina Quecine Verdi
Beneficiário:Andréa Ferrari
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Burkholderia   Soja

Resumo

A soja é uma das mais importantes culturas para a agricultura brasileira, suprindo o mercado interno e externo. A safra de 2014 está sendo apontada como a maior dos últimos anos, com uma expectativa de 89,1 milhões de toneladas colhidas. Parte do sucesso da produção dessa cultura se deve a utilização massiva rizóbios, bactérias simbiontes capazes de fixar o nitrogênio atmosférico, disponibilizando-o às plantas, e assim, suprindo quase totalmente a necessidade de fertilizantes nitrogenados para a cultura. Estudos apontam que a simbiose rizóbio-soja pode ser otimizada mediante a co-inoculação com rizobatérias promotoras de crescimento de plantas (RPCP). Apesar de promissora, o estudo da utilização de rizóbios em associação com RPCPs é incipiente no Brasil. Assim, o presente projeto tem como objetivo principal monitorar, por meio da marcação com genes de fluorescência, a interação entre a rizobactéria Burhholderia ambifaria RZ2MS16, uma rizobactéria previamente descrita como promotora de crescimento de soja e linhagens rizóbios. A interação rizóbio-rizobactéria será observada por microscopia de fluorescência, além do re-isolamento das linhagens marcadas quando inoculadas em soja. Os efeitos sinergéticos da interação entre essas bactérias serão também avaliados em experimento de casa de vegetação, onde as bactérias serão co-inoculadas, e, a quantidade de nódulos, bem como a massa seca da soja será mensurada. Certamente os resultados obtidos serão de suma importância para o melhor entendimento da interação rizobactéria-rizóbio como agentes conjuntos de promoção de crescimento.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BATISTA, BRUNA DURANTE; LACAVA, PAULO TEIXEIRA; FERRARI, ANDREA; TEIXEIRA-SILVA, NATALIA SOUSA; BONATELLI, MARIA LETICIA; TSUI, SARINA; MONDIN, MATEUS; KITAJIMA, ELLIOT WATANABE; PEREIRA, JOSE ODAIR; AZEVEDO, JOAO LUDO; QUECINE, MARIA CAROLINA. Screening of tropically derived, multi-trait plant growth- promoting rhizobacteria and evaluation of corn and soybean colonization ability. MICROBIOLOGICAL RESEARCH, v. 206, p. 33-42, 2018. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.