Busca avançada
Ano de início
Entree

Programas moleculares envolvidos no equilíbrio da expressão de SOCS-1/MyD88 em macrófagos de diabéticos e consequência na resposta à infecção

Processo: 14/17407-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Sônia Jancar
Beneficiário:Luciano Filgueiras Ribeiro Junior
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/15719-0 - Associação de PRRs com receptores para mediadores lipídicos em macrófagos e células dendríticas, AP.TEM
Assunto(s):Inflamação   Macrófagos   Diabetes mellitus

Resumo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (1999), o termo diabetes mellitus descreve uma desordem metabólica caracterizada por hiperglicemia crônica com alterações no metabolismo. A diabetes tipo 1 (DT1) se desenvolve pela destruição autoimune das células b pancreáticas acarretando assim na falha na produção de insulina. Já está bem estabelecido que os pacientes diabéticos desenvolvem uma variedade de morbidades associadas, como retinopatia, problemas de cicatrização, aterosclerose e susceptibilidade aumentada a infecções, embora não se saiba ao certo a exata contribuição da hiperglicemia e da carência de insulina. Recentemente descrevemos que macrófagos alveolares de ratos diabéticos apresentam um desequilíbrio na expressão de SOCS-1/MyD88. Dado o papel central de MyD88 na resposta de macrófagos a patógenos, é nosso interesse investigar os mecanismos envolvidos na regulação de sua expressão em macrófagos de diabéticos. Apesar de nosso grupo já ter descrito o papel de SOCS-1 na regulação da resposta de fagócitos dependente de MyD88, os programas moleculares envolvidos na regulação da expressão de SOCS-1 e MyD88 na DT1 ainda não são conhecidos. Além disso, não se sabe se a modulação da expressão dessas moléculas em macrófagos afeta a susceptibilidade a infecções bacterianas na DT1. Assim, nosso objetivo é estudar os programas moleculares responsáveis pela regulação da expressão de SOCS-1 e MyD88 em macrófagos de animais diabéticos e as consequências na susceptibilidade a infecções. Inicialmente, será avaliado o efeito da hiperglicemia x insulina no equilíbrio SOCS-1/MyD88 nos macrófagos e o impacto na resposta a diferentes agonistas de TLRs. Utilizando macrófagos de animais com diabetes induzida quimicamente (estreptozotocina) ou geneticamente (camundongos NOD), será estudado o perfil de expressão de diversos microRNAs moduladores da resposta inflamatória, e a capacidade destes em modular a expressão de SOCS-1/MyD88. Em seguida, os candidatos que efetivamente modularem a expressão dessas moléculas serão silenciados para a avaliação da resposta dos macrófagos a diferentes agonistas de TLRs. Avaliaremos também o perfil da expressão desses microRNAs em macrófagos de diabéticos frente a infecção e o efeito do silenciamento de determinados microRNAs na resposta a infecção. Finalmente, utilizando camundongos cujo as células mielóides são deficientes de SOCS-1, será estudada a resposta inflamatória e a sobrevida dos diabéticos em diferentes modelos de infecções. A elucidação dos programas moleculares envolvidos na expressão de SOCS-1/MyD88 em macrófagos de diabéticos e o seu impacto na resposta destes à infecção poderá auxiliar na identificação de novos alvos terapêuticos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida desses pacientes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Estudo pode ajudar a prevenir e tratar sepse em diabéticos 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KOMEGAE, EVILIN N.; FONSECA, MONIQUE T.; CRUZ-MACHADO, SANSERAY DA SILVEIRA; TURATO, WALTER M.; FILGUEIRAS, LUCIANO R.; MARKUS, REGINA P.; STEINER, ALEXANDRE A. Site-Specific Reprogramming of Macrophage Responsiveness to Bacterial Lipopolysaccharide in Obesity. FRONTIERS IN IMMUNOLOGY, v. 10, JUN 28 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.