Busca avançada
Ano de início
Entree

A influência dos macroinvertebrados aquáticos na decomposição foliar em riachos de floresta e pastagem na Serra do Mar, SP

Processo: 14/03431-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Plínio Barbosa de Camargo
Beneficiário:Fernanda Gaudio Augusto
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Ecossistemas aquáticos   Matéria orgânica   Decomposição   Isótopos estáveis   Fragmentadores   Ações antrópicas   Mata Atlântica   Serra do Mar (SP)

Resumo

Apesar da grande importância biológica da Mata Atlântica, esta se encontra seriamente ameaça pela ação antrópica através, por exemplo, da mudança no uso do solo, sendo que restam cerca de 8% de sua cobertura original. Sua devastação inclui a degradação de seus sistemas aquáticos os quais estão ligados a processos importantes como transferência de energia e ciclagem dos nutrientes nos ecossistema. Grande parte da energia disponível nos sistemas aquáticos é proveniente de fontes externas a eles e a decomposição deste material é de extrema importância na disponibilização de energia e nutrientes para os mesmos. Uma das fases do processo de decomposição resulta da atuação de macroinvertebrados, estes organismos são fundamentais na conversão da matéria orgânica grossa em matéria orgânica fina. Isto posto, o presente estudo tem como objetivo analisar a atuação dos macroinvertebrados fragmentadores na decomposição foliar através de experimentos com litter bags preenchidos com plantas C 3 e C 4 em três riachos da Serra do Mar do Estado de São Paulo, um em matriz de pastagem e dois em matriz florestal, sendo que um deles com leito rochoso e outro, em leito arenoso. Além disso, será usada a metodologia isotópica para evidenciar o consumo dos invertebrados coletados e serão calculados alguns índices ecológicos. Através disso, comparando riachos alterados e não alterados de uma mesma bacia hidrográfica, será possível entendermos como as mudanças na cobertura e uso do solo afetam os processos básicos de funcionamento desses corpos d'água. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AUGUSTO, FERNANDA G.; FIGUEIREDO, ALINE F.; CAMARGO, PLINIO B.; COLETTA, LUCIANA D.; MAZZI, EDMAR A.; MARTINELLI, LUIZ A. C(3)and C(4)plant leaf breakdown and assimilation by aquatic macroinvertebrates in streams of the Brazilian Atlantic Forest. MARINE AND FRESHWATER RESEARCH, v. 71, n. 7, p. 814-823, 2020. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AUGUSTO, Fernanda Gaudio. Macroinvertebrados aquáticos na decomposição de plantas C3 e C4 em riachos da Serra do Mar, SP : comparação entre floresta e pastagem. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.