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Porta dos fundos: migração e convergência da linguagem ficcional humorística da TV para web

Processo: 14/03189-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Comunicação Visual
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Josette Maria Alves de Souza Monzani
Beneficiário:Hellen Ovando da Camara Nogueira
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Mídia audiovisual   Web   Humor   Programa de televisão   Narrativa   Ficção (literatura)   Língua artística

Resumo

Este projeto propõe o estudo das associações realizadas pelo canal do YouTube, Porta dos Fundos, ao articular os suportes midiáticos e promover a hibridização dos formatos narrativos de ficcionais seriados e dos programas tradicionais de humor da televisão brasileira, a fim de propiciar a produção de novas práticas, experiências e significados de consumo, tendo a web como mídia principal. O recorte da pesquisa recai, inicialmente, sobre os episódios do canal Porta dos Fundos que possuem seu roteiro publicado no livro Porta dos Fundos (2013), no total de 37 episódios. A pesquisa será desenvolvida em três etapas. Primeiro, com o objetivo de investigar o processo de migração do formato e da linguagem do ficcional seriado e demais programas de humor, serão analisados os episódios selecionados usando, como suporte teórico, a Estética da Repetição, de Calebrese (1988) e a Teoria da Convergência, de Jenkins (2009). Em seguida, serão tratadas as questões pertinentes ao suporte midiático no qual o conteúdo é transmitido. A discussão será guiada pelo conceito de mídia proposto por Lisa Gitelman (2006) e por Jenkins, na obra citada. Por fim, serão relacionadas as reflexões obtidas, nas duas fases anteriores, com o intuito de se discutir três aspectos principais da pesquisa: i) a formação de estruturas narrativas ficcionais híbridas, próprias para serem exibidas na internet; ii) como se dá a articulação entre conteúdo e diversas mídias de suporte, a partir da convergência mediática e os protocolos de uso de cada mídia, observando o fluxo migratório de consumo que converge para o conteúdo principal; iii) como a estratégias de distribuição e convergência do Porta dos Fundos contribuem com a produção de novas práticas e significados de consumo de ficcionais seriados. (AU)