Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da reação inflamatória nasal e sistêmica em cortadores de cana-de-açúcar submetidos à intensa atividade física e exposição a poluição atmosférica

Processo: 14/08029-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Dionei Ramos
Beneficiário:Iara Buriola Trevisan
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Trabalhador rural   Esforço físico   Inflamação   Poluição do ar

Resumo

INTRODUÇÃO: A colheita da cana-de-açúcar precedida por sua queima expõe os trabalhadores a altas concentrações de poluentes que somados aos efeitos do trabalho físico extenuante podem acarretar aumento na liberação de mediadores inflamatórios tanto nasal como sistêmico. Contudo, as consequências da exposição à poluição da queima de biomassa somadas as condições peculiares de trabalho na inflamação nasal e sistêmica ainda são pouco estudadas em cortadores de cana. OBJETIVOS: Avaliar os impactos do estresse físico e poluição atmosférica somada as condições da jornada de trabalho sobre os marcadores inflamatórios nasais e sistêmicos de cortadores de cana-de-açúcar do Oeste do Estado de São Paulo. MÉTODOS: serão avaliados cortadores de cana-de-açúcar, do gênero masculino, com idade entre 18 e 45 anos, tabagistas e não tabagistas. As avaliações serão realizadas no campo de plantação de cana-de-açúcar, onde os voluntários serão previamente entrevistados por meio de questionários. Além de avaliações dos sinais vitais, monóxido de carbono no ar exalado (COex), coleta de lavado nasal (LN) e coleta de sangue, nos seguintes momento: (a)período entressafra; (b)período safra. Todas as avaliações serão realizadas no período da manhã entre sete e nove horas. ANÁLISE ESTATÍSTICA: A normalidade dos dados será avaliada por meio do teste de shapiro-wilk. Para análise intergrupos será utilizado o teste t não pareado ou teste de Mann-Whitney e para análise intragrupos, será utilizado ANOVA para medidas repetidas seguida de teste de Tukey ou Friedman seguido do teste de Dunn de acordo com a normalidade dos dados. Correlações serão avaliadas por meio dos coeficientes de Pearson ou Spearman. O nível de significância utilizado será de p<0.05.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TREVISAN, IARA BURIOLA; SANTOS, UBIRATAN DE PAULA; LEITE, MARCELI ROCHA; FERREIRA, ALINE DUARTE; DE ALENCAR SILVA, BRUNA SPOLADOR; COELHO FIGUEIRA FREIRE, ANA PAULA; SANTA BRIGIDA, GABRIEL FAUSTINO; CIPULO RAMOS, ERCY MARA; RAMOS, DIONEI. Burnt sugarcane harvesting is associated with rhinitis symptoms and inflammatory markers. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, v. 85, n. 3, p. 337-343, MAY-JUN 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TREVISAN, Iara Buriola. Sintomas nasais, parâmetros hemodinâmicos e perfil inflamatório nasal e sistêmico de cortadores de cana-de-açúcar exposto à queima de biomassa. 2016. 121 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.