Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de lesões cariosas e biofilme dentário por fluorescência em pacientes portadores da síndrome metabólica submetidos à cirurgia bariátrica: um estudo de coorte prospectivo

Processo: 14/09550-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Silvia Helena de Carvalho Sales Peres
Beneficiário:Joselene Martinelli Yamashita
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Cárie dentária   Fluorescência   Obesidade   Placa bacteriana   Saliva

Resumo

A obesidade e a síndrome metabólica têm aumentado em proporções preocupantes em nível mundial. Além das consequências sistêmicas, a obesidade e suas comorbidades também tem sido relacionada com a condição bucal e o objetivo desse estudo será identificar os problemas bucais em indivíduos obesos portadores de síndrome metabólica antes e após a cirurgia bariátrica. A amostra será composta por dois grupos: grupo experimental (GE) e grupo controle (GC). O GE será composto por 125 obesos mórbidos portadores de síndrome metabólica atendidos no Hospital Amaral Carvalho localizado em Jaú - SP e O GC será composto por 125 indivíduos eutróficos. Os grupos serão avaliados em dois períodos (baseline e após 6 meses da cirurgia bariátrica no grupo GE e 6 meses após a primeira avaliação no grupo GC). A avaliação antropométrica dos indivíduos será realizada através do IMC e circunferência da cintura. A fluorescência verde (QLF - Quantitative Light-induced Fluorescence), ICDAS II e CPOD irão avaliar a cárie dentária. O biofilme dentário será avaliado através de fluorescência vermelha (QLF). O fluxo salivar estimulado será avaliado em mL/min. O Índice de Saburra Lingual será utilizado para a avaliação da presença de saburra na língua e em seguida será coletada a amostra dessa saburra com uma fita descartável apropriada e armazenada em tubos do tipo eppendorf na temperatura -80°C até a análise da presença das bactérias F. nucleatum, T. forsythia, P. gingivalis, P. intermedia e S mutans na saburra lingual através de q-PCR. Para análise estatística, primeiramente será aplicado o teste de normalidade dos dados e a partir desses resultados o teste estatístico apropriado. No caso de ter uma distribuição normal, será empregado o teste paramétrico T de Student para comparar GE e GC, com intervalo de confiança de 95% e o teste não paramétrico Mann Whitney caso a distribuição não seja normal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YAMASHITA, JOSELENE MARTINELLI; DE MOURA-GREC, PATRCIA GARCIA; DE FREITAS, ADRIANA RODRIGUES; SALES-PERES, ARSENIO; GROPPO, FRANCISCO CARLOS; CENEVIVA, REGINALDO; DE CARVALHO SALES-PERES, SILVIA HELENA. Assessment of Oral Conditions and Quality of Life in Morbid Obese and Normal Weight Individuals: A Cross-Sectional Study. PLoS One, v. 10, n. 7 JUL 15 2015. Citações Web of Science: 9.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
YAMASHITA, Joselene Martinelli. Avaliação de lesões cariosas e biofilme dentário por fluorescência em pacientes portadores da síndrome metabólica submetidos à cirurgia bariátrica: um estudo de coorte prospectivo. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.