Busca avançada
Ano de início
Entree

Classificação semiautomática de fraturas vertebrais benignas e malignas em imagens de ressonância magnética

Processo: 14/12135-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 07 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Radiologia Médica
Pesquisador responsável:Marcello Henrique Nogueira-Barbosa
Beneficiário:Lucas Frighetto Pereira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/08778-6 - Classificação semiautomática de fraturas vertebrais por compressão utilizando técnicas de forma de processamento de imagens em imagens de ressonância magnética, BE.EP.MS
Assunto(s):Ressonância magnética   Reconhecimento de padrões   Fraturas

Resumo

O propósito do estudo é o desenvolvimento de técnicas de Diagnóstico Auxiliado por Computador (CAD) para identificação e a classificação de fraturas vertebrais por compressão em imagens de ressonância magnética (RM). A proposta é avaliar retrospectivamente imagens de RM da coluna lombossacra realizadas na rotina clínica do Hospital Universitário de nossa Instituição. Serão utilizadas as imagens de RM ponderadas em T1 adquiridas no plano sagital. Serão incluídos no estudo exames de pacientes que foram submetidos ao exame de RM da coluna lombossacra. A extração de características será obtida a partir de uma segmentação manual dos corpos vertebrais. O padrão de referência utilizado para testar o desempenho da classificação semiautomática da presença de fraturas vertebrais será uma classificação realizada por um radiologista sênior especialista em diagnóstico por imagem da coluna vertebral e em RM. Serão extraídas as seguintes características das imagens dos corpos vertebrais lombares: área do corpo vertebral, coeficiente de variação dos níveis de cinza do histograma, Skewness, Kurtosis, Momentos e 14 atributos de Haralick. O vetor característica será utilizado como entrada para o classificador k-nearest e a rede neural.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASTI, PAOLA; MENCATTINI, ARIANNA; NOGUEIRA-BARBOSA, MARCELLO H.; FRIGHETTO-PEREIRA, LUCAS; AZEVEDO-MARQUES, PAULO MAZZONCINI; MARTINELLI, EUGENIO; DI NATALE, CORRADO. Cooperative strategy for a dynamic ensemble of classification models in clinical applications: the case of MRI vertebral compression fractures. INTERNATIONAL JOURNAL OF COMPUTER ASSISTED RADIOLOGY AND SURGERY, v. 12, n. 11, p. 1971-1983, NOV 2017. Citações Web of Science: 1.
FRIGHETTO-PEREIRA, LUCAS; RANGAYYAN, RANGARAJ MANDAYAM; METZNER, GUILHERME AUGUSTO; DE AZEVEDO-MARQUES, PAULO MAZZONCINI; NOGUEIRA-BARBOSA, MARCELLO HENRIQUE. Shape, texture and statistical features for classification of benign and malignant vertebral compression fractures in magnetic resonance images. COMPUTERS IN BIOLOGY AND MEDICINE, v. 73, p. 147-156, JUN 1 2016. Citações Web of Science: 11.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Lucas Frighetto. Classificação semiautomática de fraturas vertebrais benignas e malignas em imagens de ressonância magnética. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.