Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação das propriedades psicométricas do questionário FACIT-CD traduzido e adaptado para a língua portuguesa (Brasil)

Processo: 14/10158-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Adhemar Longatto Filho
Beneficiário:Cristiane Menezes Sirna Fregnani
Instituição-sede: Hospital do Câncer de Barretos. Fundação Pio XII (FP). Barretos , SP, Brasil
Assunto(s):Oncologia   Neoplasia intraepitelial cervical   Neoplasias do colo uterino   Qualidade de vida   Sexualidade

Resumo

Enunciado do problema: A infecção genital pelo HPV pode trazer transtornos na qualidade de vida relacionada à saúde das mulheres portadoras deste vírus, já que pode provocar alterações pré-neoplásicas no colo do útero. Em 2010 o instrumento Functional Assessment of Chronic Illness Therapy - Cervical Dysplasia (FACIT-CD) foi publicado em inglês, destinando-se a avaliação funcional física e psicológica de mulheres com neoplasia intraepitelial cervical. Embora o questionário já tenha sido recentemente traduzido e adaptado para língua portuguesa (Brasil), ele nunca foi validado. Resultados esperados: Espera-se concluir que o questionário seja válido, confiável e possa ser utilizado para mensurar a qualidade de vida em mulheres brasileiras com lesão intraepitelial cervical. Desafios científicos e tecnológicos e os meios e métodos para superá-los: Trata-se de um estudo metodológico que será realizado no Hospital de Câncer de Barretos, incluindo o serviço de Prevenção e o setor de Ginecologia Oncológica, envolvendo 300 mulheres com neoplasia intraepitelial cervical (NIC) e 100 mulheres sem NIC que comparecerem ao serviço de Prevenção para realizar a citologia cervical(teste de Papanicolaou). Os instrumentos a serem aplicados serão: o questionário FACIT-CD, o EORTC QLQ-CX24 e o SF-12, além da coleta de informações sociodemográficas. As seguintes propriedades psicométricas serão avaliadas: facilidade de compreensão do questionário, confiabilidade (consistência interna e reprodutibilidade), validade de constructo (estrutural, convergente, divergente e comparação de grupos conhecidos), sensibilidade e a responsividade do questionário FACIT-CD. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIRNA FREGNANI, CRISTIANE MENEZES; TAVARES GUERREIRO FREGNANI, JOSE HUMBERTO; LONGATTO-FILHO, ADHEMAR. Methodological study to evaluate the psychometric properties of FACIT-CD in a sample of Brazilian women with cervical intraepithelial neoplasia. BMC CANCER, v. 17, OCT 16 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.