Busca avançada
Ano de início
Entree

Técnicas sorológicas e moleculares na avaliação da efetividade do tratamento contra T. vivax em caprinos experimentalmente infectados

Processo: 14/11600-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Fabiano Antonio Cadioli
Beneficiário:Paulo Henrique Sampaio
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Clínica médica veterinária   Trypanosoma vivax   Caprinos

Resumo

T. vivax é responsável por vultosas perdas econômicas na pecuária. Infecções por este hematozoário em rebanhos ruminantes têm ocorrido com frequência cada vez maior no Brasil. Porém, durante o curso das tripanossomíases, há flutuações na parasitemia ou mesmo intervalos aparasitêmicos, o que dificulta o diagnóstico da doença. Os animais "aparentemente sadios" são responsáveis pela introdução da enfermidade em áreas consideradas não-endêmicas. Logo, torna-se imprescindível a utilização de ferramentas mais acuradas para o diagnóstico desta enfermidade, tais como os métodos sorológicos e moleculares. Os objetivos do presente trabalho são utilizar o LAMP e PCR como ferramentas para verificar a cura parasitológica de caprinos experimentalmente infectados por T. vivax após o tratamento com o diaceturato de diaminazeno ou cloridrato de isometamidium. Espera-se que o LAMP seja uma ferramenta mais sensível que o PCR convencional na detecção do T. vivax. Os resultados obtidos podem ainda contribuir para o desenvolvimento de ações que visem o controle da expansão da enfermidade em novos rebanhos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CADIOLI, FABIANO ANTONIO; FIDELIS JUNIOR, OTAVIO LUIZ; SAMPAIO, PAULO HENRIQUE; DOS SANTOS, GIULIANA NASCIMENTO; ANDRE, MARCOS ROGERIO; GARCIA DE ALMEIDA CASTILHO, KAYO JOSE; MACHADO, ROSANGELA ZACARIAS. Detection of Trypanosoma vivax using PCR and LAMP during aparasitemic periods. Veterinary Parasitology, v. 214, n. 1-2, p. 174-177, NOV 30 2015. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SAMPAIO, Paulo Henrique. Técnicas sorológicas e moleculares na avaliação da efetividade do tratamento contra Trypanosoma vivax em caprinos experimentalmente infectados. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.