Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da qualidade pós-colheita e aplicação de técnicas de conservação em cultivares de cenoura roxa e amarela recém-introduzidas no Brasil

Processo: 14/07779-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Marta Helena Fillet Spoto
Beneficiário:Natalia Dallocca Berno
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba, SP, Brasil
Assunto(s):Fisiologia pós-colheita   Conservação de alimentos pelo frio   Refrigeração

Resumo

O cultivo da cenoura (Daucus carota L.) é espalhado em diversas regiões do mundo, com produção anual ultrapassando 35 milhões de toneladas. No Brasil, a cenoura é 4ª hortaliças mais produzidas e a 6ª mais consumida. Apesar da produção elevada, as perdas pós-colheita restringem sua disponibilidade. Técnicas pós-colheita, como o uso de refrigeração, embalagens, recobrimento comestível e bloqueadores da ação do etileno, podem auxiliar na manutenção da qualidade e na redução de perdas de cenoura, e assim, oferecer produtos em boas condições aos consumidores. Para se determinar os melhores métodos de conservação de uma variedade nova, se faz necessário avaliar e estabelecer características pós-colheita do vegetal, bem como conhecer sua composição química. Dessa forma, esse estudo ampliará o conhecimento na área, tendo como alvo variedades de cenouras nunca antes plantadas no País, e também contribuir com o cenário internacional, no qual há poucos estudos sobre o uso de tecnologias pós-colheitas empregadas à cenoura roxa e amarela. Assim, o objetivo do presente trabalho será avaliar e caracterizar a qualidade pós-colheita de cultivares de cenoura roxa e amarela recém-introduzidas no Brasil e analisar técnicas de conservação e as suas interações com a fisiologia e bioquímica do vegetal, a fim de identificar as principais características dessas variedades e conhecer a(s) técnica(s) que prolongue(m) a vida útil sem que haja interferência nos seus atributos de qualidade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERNO, NATALIA DALLOCCA; TESSMER, MAGDA ANDREIA; PRECZENHAK, ANA PAULA; NASTARO, BRUNA THOME; FILLET SPOTO, MARTA HELENA; KLUGE, RICARDO ALFREDO. Chitosan and Carnauba Wax Coatings Are Not Recommended for Yellow Carrots. HORTICULTURAE, v. 4, n. 4 DEC 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.