Busca avançada
Ano de início
Entree

Fenomenologia de hidrodinâmica relativística para aplicação em estudos de colisões de íons pesados no LHC

Processo: 14/09167-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Jun Takahashi
Beneficiário:Rafael Derradi de Souza
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/04583-8 - Física nuclear de altas energias no RHIC e LHC, AP.TEM
Assunto(s):Fenomenologia (física de partículas)   Emaranhamento quântico   Hidrodinâmica relativística   Grande Colisor de Hádrons   Experimento ALICE

Resumo

Este projeto tem como objetivo geral visando o estudo de fenomenologia de colisões de íons pesados relativísticos através da aplicação de modelos hidrodinâmicos e proposta e verificação de observáveis para reações de íons pesados relativísticos. Uma das metas principais inclui o desenvolvimento de um novo código de simulação de hidrodinâmica em três dimensões para estudar as colisões do LHC. Neste trabalho pretende-se disponibilizar à comunidade científica uma ferramenta de estudo que possibilite realizar comparações com os recentes resultados experimentais, em especial para as energias de colisão do LHC. O código deverá ser desenvolvido em C++/ROOT, linguagem amplamente usada pela comunidade científica, e será baseado no método SPH, de maneira similar à empregada no código SPheRIO. A novidade desta proposta em comparação com outros códigos já existentes está na proposta de incluir efeitos de viscosidade na evolução hidrodinâmica e a possibilidade de um maior controle da condição inicial e dos parâmetros para diferentes energias de colisão. Esta projeto será desenvolvido dentro do programa científico do projeto temático "Física Nuclear de Altas Energias nos aceleradores RHIC e LHC" e inclui não somente o trabalho em colaboração com os membros diretos desta proposta como também a colaboração com especialistas teóricos da área de fenomenologia de hidrodinâmica tanto da USP como também da UFRJ. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ACCONCIA, R.; CHINELLATO, D. D.; DERRADI DE SOUZA, R.; TAKAHASHI, J.; TORRIERI, G.; MARKERT, C. Resonance suppression from color reconnection. Physical Review D, v. 97, n. 3 FEB 12 2018. Citações Web of Science: 1.
DERRADI DE SOUZA, R.; KOIDE, T.; KODAMA, T. Hydrodynamic approaches in relativistic heavy ion reactions. PROGRESS IN PARTICLE AND NUCLEAR PHYSICS, v. 86, p. 35-85, JAN 2016. Citações Web of Science: 66.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.