Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade das algas calcárias crostosas ao longo da costa brasileira baseada em marcadores moleculares e taxonomia alfa

Processo: 14/13386-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:Mariana Cabral de Oliveira
Beneficiário:Talita Vieira Pinto
Supervisor no Exterior: Suzanne Fredericq
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Louisiana at Lafayette (UL), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/05076-2 - Taxonomia e filogenia da ordem Sporolithales do Brasil, BP.DR
Assunto(s):Marcador molecular   Algas marinhas   Código de barras de DNA taxonômico   Microscopia eletrônica de varredura

Resumo

As algas calcárias crostosas (ou "CCA" - do inglês Crustose Coralline Algae) são caracterizadas por apresentarem um talo rígido, com aparência de rocha devido à pesada impregnação de carbonatos de cálcio depositados nas paredes celulares destas algas. A morfologia destas algas é muito variada e apresentam uma incidência elevada de plasticidade fenotípica, juntamente com a ocorrência de espécies crípticas. Considerando a importância das CCA e sua taxonomia conhecidamente difícil, e, a fim de obter uma melhor compreensão da conservação da biodiversidade, papel ecossistêmico, alterações climáticas e modelagem ecológica, as investigações taxonômicas das CCA são essenciais e urgentes para avaliar uma variedade de mudanças antropogênicas que enfrentamos hoje em dia. Portanto, neste projeto de pesquisa pretendemos utilizar uma abordagem molecular juntamente com taxonomia alfa, para melhor compreender os padrões de distribuição e as relações filogenéticas entre espécies de CCA. Nossa proposta é a abordar metas específicas para alcançar este objetivo principal, tais como: o sequenciamento do rbcL (adequado tanto para a reconstrução filogenética e DNA barcoding), gerar matrizes de multi- genes para comparar as amostras do Brasil com os espécimes do Golfo do México, e gerar imagens de microscopia eletrônica de varredura para comparação de atributos citológicos e anatômicos. Temos também como objetivo comparar nossos dados com alguns espécimes tipo de herbário, a fim de corroborar identificações das espécies. Por fim, com base nestes dados, esperamos elucidar a diversidade de espécies CCA ao longo de toda a costa brasileira. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RICHARDS, JOSEPH L.; VIEIRA-PINTO, TALITA; SCHMIDT, WILLIAM E.; SAUVAGE, THOMAS; GABRIELSON, PAUL W.; OLIVEIRA, MARIANA C.; FREDERICQ, SUZANNE. Molecular and Morphological Diversity of Lithothamnion spp. (Hapalidiales, Rhodophyta) from Deepwater Rhodolith Beds in the Northwestern Gulf of Mexico. PHYTOTAXA, v. 278, n. 2, p. 81-114, OCT 7 2016. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.