Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação quantitativa dos impactos da contaminação cruzada durante a etapa de desinfecção no risco de infecção por Salmonella em vegetais prontos para o consumo

Processo: 14/17017-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2014
Vigência (Término): 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco
Beneficiário:Daniele Fernanda Maffei
Supervisor no Exterior: Donald W. Schaffner
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Rutgers The State University of New Jersey, New Brunswick, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/03471-1 - Processamento mínimo de vegetais: influência das condições da etapa de desinfecção na inativação de Salmonella, na ocorrência e extensão da contaminação cruzada e os impactos na segurança microbiológica dos vegetais prontos para o consumo, BP.DR
Assunto(s):Salmonella   Microbiologia de alimentos

Resumo

O consumo de vegetais prontos para o consumo (VPC) tem aumentado anualmente no Brasil e em outros países ao longo das duas últimas décadas, devido sua conveniência, frescor e qualidade nutricional. No entanto, dados de vigilância em diversos países tem demonstrado um aumento na associação desses produtos com surtos de doenças veiculadas por alimentos, causadas por uma variedade de micro-organismos patogênicos. Durante o processamento dos VPC, a desinfecção é a única etapa capaz de garantir a inativação de possíveis agentes patogênicos, mas é também a etapa em que pode ocorrer a transferência de micro-organismos de um produto contaminado para produtos não-contaminados, ou seja, a contaminação cruzada, principalmente se os parâmetros da água de desinfecção não forem devidamente controlados. Este projeto tem como objetivo atualizar o modelo de avaliação quantitativa de risco microbiano construído por Danyluk e Schaffner (2011) para vegetais folhosos, a fim de determinar e quantificar os riscos de infecção por Salmonella devido ao consumo de VPC. O modelo será atualizado utilizando dados obtidos nos experimentos em escala piloto, simulando a ocorrência de contaminação cruzada durante a desinfecção dos VPC, desenvolvidos pela doutoranda na primeira etapa de seu projeto de pesquisa, no laboratório de Microbiologia de Alimentos da Universidade de São Paulo, Brasil. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAFFEI, DANIELE F.; SANT'ANA, ANDERSON S.; FRANCO, BERNADETTE D. G. M.; SCHAFFNER, DONALD W. Quantitative assessment of the impact of cross-contamination during the washing step of ready-to-eat leafy greens on the risk of illness caused by Salmonella. Food Research International, v. 92, p. 106-112, FEB 2017. Citações Web of Science: 10.
MAFFEI, D. F.; SANT'ANA, A. S.; MONTEIRO, G.; SCHAFFNER, D. W.; FRANCO, B. D. G. M. Assessing the effect of sodium dichloroisocyanurate concentration on transfer of Salmonella enterica serotype Typhimurium in wash water for production of minimally processed iceberg lettuce (Lactuca sativa L.). Letters in Applied Microbiology, v. 62, n. 6, p. 444-451, JUN 2016. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.