Busca avançada
Ano de início
Entree

Variabilidade espacial da emissão de CO2 associada a comunidades bacterianas e propriedades do solo em área de cana-de-açúcar

Processo: 14/03634-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Newton La Scala Júnior
Beneficiário:Mara Regina Moitinho
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Metagenômica   Cana-de-açúcar   Propriedades do solo   Emissão de gases

Resumo

Estudos sobre a composição e fisiologia de comunidades microbianas nos solos são fundamentais no entendimento de como tais microrganismos influenciam e são influenciados pelo ambiente, principalmente em áreas agrícolas. As populações de microrganismos possuem um papel essencial na reciclagem dos elementos químicos do solo, controlando por exemplo, a dinâmica da decomposição e estabilização do carbono, e consequentemente, os padrões de variabilidade espaço-temporal da emissão de CO2 do solo para a atmosfera. Neste sentido, objetiva-se no presente trabalho: (I) estimar e comparar por meio de técnicas moleculares baseadas em estudos metagenômicos, a diversidade genética e funcional de bactérias em solos cultivados com cana-de-açúcar em sistemas de manejos de cana crua e cana queimada e em área de reforma do canavial (II) caracterizar a variabilidade espacial e temporal da emissão de CO2 do solo e sua relação com os resultados microbiológicos e as propriedades físicas e químicas do solo nos sistemas avaliados. O experimento foi conduzido em áreas distintas: uma sob sistema de manejo de colheita de cana crua, e outra, de cana queimada, ambas adjacentes a uma terceira área, com vegetação nativa, que foi incluída no estudo como referencial da condição original do solo. A última corresponde, a uma área de reforma do canavial sem vegetação e com preparo convencional do solo. Sendo analisadas: a emissão de CO2, a temperatura e a umidade do solo, assim como, os atributos físico-químicos e microbiológicos em ambas as áreas. A diversidade das comunidades bacterianas será analisada por meio de estudos metagenômicos. A variabilidade dos dados será analisada, por meio de estatística descritiva, análise de variância e regressão não linear. E a dependência espacial por meio de técnicas geoestatísticas aplicada a todas as variáveis em estudo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, ELIENAI FERREIRA; MOITINHO, MARA REGINA; TEIXEIRA, DANIEL DE BORTOLI; BICALHO, ELTON DA SILVA; FERREIRA CASTIONI, GUILHERME ADALBERTO; PEREIRA, GENER TADEU; LA SCALA JR, NEWTON. Short-term spatiotemporal variation of soil CO(2)emission, temperature, moisture and aeration in sugarcane field reform areas under the influence of precipitation events. SOIL USE AND MANAGEMENT, v. 36, n. 4, p. 658-670, OCT 2020. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOITINHO, Mara Regina. Variabilidade da emissão de CO2 do solo sob diferentes manejos em áreas de cana-de-açúcar. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.