Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da suscetibilidade a escorregamentos rasos a partir do uso de modelos matemáticos: subsídio para o monitoramento hidrológico em tempo real

Processo: 14/10109-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 30 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Bianca Carvalho Vieira
Beneficiário:Bianca Carvalho Vieira
Anfitrião: David R. Montgomery
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Washington, Estados Unidos  
Assunto(s):Geomorfologia   Modelos matemáticos   Escorregamento dos solos   Serra do Mar (SP)

Resumo

A Serra do Mar é uma escarpa de falha com declives acentuados frequentemente afetada por escorregamentos rasos deflagrados por chuvas extremas. A maioria destes eventos resulta em prejuízos econômicos e ambientais. Embora seja fundamental sua investigação, a previsão desses processos não é uma tarefa simples em função da complexidade dos fatores que controlam a estabilidade das encostas. Desta forma, os objetivos centrais desta pesquisa consistem em (a) avaliar a suscetibilidade a escorregamentos rasos a partir do uso de modelos matemáticos em três bacias no município de Caraguatatuba; (b) identificar índices críticos de chuva e os parâmetros geotécnicos de maior influência nos escorregamentos; (c) identificar áreas prioritárias para monitoramento hidrológico em tempo real e (d) elaborar uma proposta de monitoramento hidrológico em tempo real. Quanto aos materiais e métodos serão gerados mapas de suscetibilidade, utilizando os modelos SHALSTAB e TRIGRS, com base em MDT's de alta resolução e valores geotécnicos coletados in situ e espacializados. Serão elaborados inventários das cicatrizes dos escorregamentos (ex. localização, geometria, área) para verificar o índice de acerto destes modelos e, considerando os melhores cenários, pretende-se indicar áreas prioritárias para o monitoramento hidrológico em tempo real. Os produtos principais serão: (a) mapas de suscetibilidade, considerando a variabilidade espacial e a distribuição das propriedades dos solos; (b) identificação dos limites de índices críticos de chuva para deflagração de escorregamentos; (c) proposta detalhada (aquisição, armazenamento e transmissão) para o monitoramento hidrológico em tempo real para o município de Caraguatatuba. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VILLACE GOMES, MARIA CAROLINA; VIEIRA, BIANCA CARVELHO. Saturated hydraulic conductivity of soils in a shallow landslide area in the Serra do Mar, Sao Paulo, Brazil. ZEITSCHRIFT FUR GEOMORPHOLOGIE, v. 60, n. 1, p. 53-65, . (14/10109-2)
VIEIRA, BIANCA CARVALHO; FERNANDES, NELSON FERREIRA; AUGUSTO FILHO, OSWALDO; MARTINS, TIAGO DAMAS; MONTGOMERY, DAVID R.. Assessing shallow landslide hazards using the TRIGRS and SHALSTAB models, Serra do Mar, Brazil. ENVIRONMENTAL EARTH SCIENCES, v. 77, n. 6, . (14/10109-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.