Busca avançada
Ano de início
Entree

Gestão da linha de cuidados do paciente com acidente vascular cerebral

Processo: 14/10911-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Radiologia Médica
Pesquisador responsável:Li Li Min
Beneficiário:Li Li Min
Anfitrião: Sharon Johnson
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Worcester Polytechnic Institute (WPI), Estados Unidos  
Vinculado ao auxílio:13/07559-3 - Instituto Brasileiro de Neurociência e Neurotecnologia - BRAINN, AP.CEPID
Assunto(s):Neurologia   Acidente vascular cerebral   Saúde pública   Políticas públicas de saúde

Resumo

Atualmente, as doenças crônicas não transmissíveis são os principais desafios da saúde pública. O acidente vascular cerebral (AVC) é um exemplo, figurando como a principal causa de morte no Brasil e a principal causa de incapacidade física, cognitiva e social adquirida na vida adulta no mundo. Em 2012, o Ministério da Saúde aprovou a Linha de Cuidados em AVC. Entretanto, investimentos sem um plano gestão adequado a nível local, articulando também diferentes níveis de saúde, não será capaz de resolver o problema. Nesse sentido, um serviço de saúde deveria ser: seguro, eficaz, centrado no paciente, oportuno, eficiente e equitativo. O Lean Thinking (traduzido como Pensamento Enxuto ou Mentalidade Enxuta) engloba esses objetivos ao colocar o cliente como foco das dinâmicas e do processo. Assim, todas as pessoas de uma definida empresa engajam-se em eliminar continuamente os desperdícios que não representam valor ao consumidor final. O objetivo geral desta proposta é desenvolver projetos de intervenção local centrado na filosofia Lean nos vários níveis de saúde na linha de cuidados do paciente com AVC e buscar entender como as mudanças ocorrem desde a implementação no seu local e até a repercussão em toda a empresa. A relevância pode ser expressa através da produção de conhecimento, o qual poderá ser aplicado e ajudará a melhorar a qualidade e segurança nos serviços de saúde, em particular o SUS. Neste, será possível realizar a formação de profissionais altamente qualificados para resolução de situações administrativas complexas e colaboração internacional com um centro de classe mundial na administração da saúde. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LI, LI MIN; JOHNSON, SHARON. Hackathon as a way to raise awareness and foster innovation for stroke. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 73, n. 12, p. 1002-1004, DEC 2015. Citações Web of Science: 3.
LI MIN LI; SHARON JOHNSON. Lean thinking to mind the gap in healthcare management. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 73, n. 11, p. 979-979, Nov. 2015.
LI MIN LI; SHARON JOHNSON. Lean thinking turns ‘time is brain’ into reality. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 73, n. 6, p. -, Jun. 2015.
LI, LI MIN; JOHNSON, SHARON. Lean thinking turns `time is brain' into reality. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 73, n. 6, p. 526-530, JUN 2015. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.