Busca avançada
Ano de início
Entree

Microbioma do solo em diferentes ambientes em áreas protegidas, com remanescentes de Mata Atlântica e Cerrado, analisado por metagenômica

Processo: 14/14234-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Convênio/Acordo: Vale-FAPEMIG-FAPESPA
Pesquisador responsável:Eliana Gertrudes de Macedo Lemos
Beneficiário:Luciano Takeshi Kishi
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Empresa:Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV)
Vinculado ao auxílio:10/51316-0 - Diversidade de plantas e de organismos dos solos com potencial biotecnológico e indicadores de impacto ambiental, no estado de São Paulo, AP.PITE
Assunto(s):Microbiologia do solo

Resumo

Prospecção, seleção e caracterização enzimática de superóxido dismutase e catalase em bibliotecas metagenômicas, originadas de diferentes solos: O intenso progresso industrial observado atualmente gera grandes quantidades de resíduos poluentes que são danosos ao meio ambiente. Esses resíduos causam impactos irreparáveis aos locais em que são introduzidos sendo comum o uso de organismos como biomarcadores desses locais poluídos. A relação da atividade enzimática com os efeitos provocados pelo agente estressor nos sistemas vivos provoca a produção de espécies reativas de oxigênio (EROS), tais como o íon superóxido (O2-), peróxido de hidrogênio (H2O2), radical hidroxila (OH-) e oxigênio livre (O1). Esses compostos podem ocasionar a morte celular se não forem neutralizados e, para tanto, os organismos aeróbios desenvolveram um mecanismo de defesa contra o estresse oxidativo como a síntese das enzimas superóxido dismutase (SOD), catalase (CAT), glutationa redutase (GR) e glutationa-S-transferase (GST). Essas biomoléculas são empregadas nos processos industriais e, em relação aos produtos químicos, apresentam como vantagem altíssima especificidade ao substrato, reduzindo significativamente a obtenção de produtos indesejáveis na reação e etapas de purificação, além de apresentar a possibilidade de imobilização e recuperação dessas enzimas para novos usos no processo, não necessitando de temperaturas e pressões elevadas nas diferentes operações. Em geral, esses biocatalizadores são obtidas em diferentes escalas (laboratorial, piloto ou industrial) fazendo o uso de tecnologias do DNA recombinante a partir da expressão homóloga ou heteróloga desses genes de interesse biotecnológico. As oxido-redutases como as SOD e CAT são utilizadas da mesma forma que as enzimas hidrolíticas, entretanto, apresentam enorme potencial de uso e tendência no aumento quanto à participação no mercado, como na área médica, analítica e científica, diagnóstico clínico, indústria alimentícia, na formulação de cosméticos e em processos de biorremediação de efluentes que contenham compostos fenólicos e aminas aromáticas. Neste contexto, a ferramenta denominada metagenômica tem sido amplamente utilizada na obtenção de enzimas de interesse biotecnológico, principalmente pelo fato desta abordagem permitir o acesso a genes de microrganismos incultiváveis, visto que as análises envolvendo o estudo da diversidade microbiana comprovaram que conhecemos aproximadamente 1% existentes na biosfera. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDES, CAMILA CESARIO; KISHI, LUCIANO TAKESHI; LOPES, ERICA MENDES; OMORI, WELLINGTON PINE; MARCONDES DE SOUZA, JACKSON ANTONIO; CARARETO ALUES, LUCIA MARIA; DE MACEDO LEMOS, ELIANA GERTRUDES. Bacterial communities in mining soils and surrounding areas under regeneration process in a former ore mine. Brazilian Journal of Microbiology, v. 49, n. 3, p. 489-502, JUL-SEP 2018. Citações Web of Science: 0.
KISHI, LUCIANO TAKESHI; FERNANDES, CAMILA CESARIO; OMORI, WELLINGTON PINE; CAMPANHARO, JOAO CARLOS; DE MACEDO LEMOS, ELIANA GERTRUDES. Reclassification of the taxonomic status of SEMIA3007 isolated in Mexico B-11A Mex as Rhizobium leguminosarum bv. viceae by bioinformatic tools. BMC Microbiology, v. 16, NOV 4 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.