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Aprendizagem da docência e desenvolvimento profissional via internet: análise de um programa híbrido de formação de professores

Processo: 14/11263-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali
Beneficiário:Luciana Cristina Cardoso
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação a distância   Formação de professores   Formação continuada do professor   Espaços híbridos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem da docência | Desenvolvimento profissional da docência | Educação a Distância | Espaços hibridos de formação | Formação inicial e continuada de professores | Formação de professores

Resumo

A pesquisa tem como propósito analisar limites e contribuições de um espaço híbrido, o 3° Espaço, compreendido como ambiente de interlocução entre futuros professores (licenciandos em Pedagogia, na modalidade a distância), professores experientes da Educação Básica e formadores da universidade, visando à aprendizagem da docência e o desenvolvimento profissional de professores. Especificamente, pretende-se analisar processos de construção de conhecimentos necessários para o exercício de práticas pedagógicas em contextos escolares variados; compreender como conhecimentos teóricos e práticos se integram constituindo a base de conhecimento para o ensino e são explicitados no grupo dos futuros professores; entender se um espaço híbrido sustenta a articulação de conhecimentos de naturezas diversas em benefício da aprendizagem da docência. O referencial teórico engloba: formação inicial e continuada de professores; aprendizagem da docência e desenvolvimento profissional; base de conhecimento; parceria universidade-escola; espaços híbridos de formação e narrativas escritas: Veenman, 1984; Abarca, 1999; Mizukami et al, 2002; Garcia, 2002, 1999; Shulman, 1987 e 2005; Zeichner, 2010; Penã e Allegretti, 2012; Martin, Snow e Torrez, 2011; Cavaco, 1995. Adota-se uma abordagem construtivo-colaborativa (COLE e KNOWLES, 2003) de pesquisa e intervenção. Os instrumentos de coleta de dados são narrativas escritas (VAZ, MENDES e MAUÉS, 2001) elaboradas pelos participantes e a análise se dá de modo processual tendo o modelo de base de conhecimento como referência principal (SHULMAN, 1987). (AU)

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