Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da prevalência e das características da síndrome do ovário policístico em adolescentes obesas

Processo: 14/11200-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Durval Damiani
Beneficiário:Marina Pereira Ybarra Martins de Oliveira
Instituição-sede: Instituto da Criança Professor Doutor Pedro de Alcantara (ICR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Endocrinologia pediátrica   Síndrome do ovário policístico   Adolescentes   Obesidade

Resumo

A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é a doença endocrinológica mais frequente em mulheres em idade fértil, podendo aparecer já na primeira década de vida. Contudo, costuma surgir na adolescência quando há a maturação do eixo hipotálamo-hipófise-gonadal. Muitas vezes esta síndrome não é percebida pelo médico, já que suas alterações se confundem com as mudanças típicas da adolescência. A SOP se caracteriza por: I) anovulação crônica (que se apresenta como ciclos menstruais irregulares); II) sinais de hiperandrogenismo (hirsutismo, acne ou alopecia androgênica); e/ou III) presença de ovários policísticos (diagnosticados pela ultrassonografia pélvica). Sua prevalência é desconhecida na população pediátrica obesa brasileira assim como suas características principais. O objetivo deste estudo é determinar a prevalência da SOP em meninas obesas e avaliar quais são as características clínicas, laboratoriais e ultrassonográficas mais comuns desta população. Serão incluídas todas as meninas do Ambulatório de Obesidade da Unidade de Endocrinologia do ICr-HC-FMUSP. Ao final desta pesquisa esperamos contribuir para um maior conhecimento epidemiológico e clínico da Síndrome dos Ovários Policísticos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YBARRA, MARINA; FRANCO, RUTH ROCHA; COMINATO, LOUISE; SAMPAIO, RAISSA BELTRAO; SUCENA DA ROCHA, SILVIA MARIA; DAMIANI, DURVAL. Polycystic Ovary Syndrome among Obese Adolescents. Gynecological Endocrinology, v. 34, n. 1, p. 45-48, 2018. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.