Busca avançada
Ano de início
Entree

Distribuição espacial da concentração de dióxido de nitrogênio, ozônio, ferro, zinco, enxofre, cobre e do índice de micronúcleo em Trandescatia pallida, medidos na região do Vale do Rio Cabuçu, São Paulo

Processo: 14/08578-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Regiani Carvalho de Oliveira
Beneficiário:Pâmela Souza de Almeida
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Monitoramento ambiental   Poluição ambiental   Distribuição espacial   Saúde ambiental   Tradescantia pallida

Resumo

A região conhecida como Vale do Rio Cabuçu possui população estimada em 300mil habitantes, é cortada pelas Rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias, e onde estão instalados o Aeroporto Internacional de Cumbica e o Terminal de Cargas Fernão Dias, sendo uma das regiões do Município de São Paulo mais impactadas em termos de contaminação ambiental. Ciente dessa situação ambiental as associações de bairros da região do Vale do Rio Cabuçu, representada pela Agenda 21 - Vale do Rio Cabuçu, procurou a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo para orientação sobre as ações possíveis na investigação dos efeitos e na minimização desta contaminação. Acreditamos que o desenvolvimento do projeto, que tem como objetivo quantitativo caracterizar a contaminação atmosférica ambiental e identificar os efeitos desta contaminação sobre a saúde da população da região pode ser utilizado como instrumento para consolidar a conscientização da população sobre a problemática ambiental vivida. Propomos então o uso de metodologias para avaliação da qualidade ambiental de fácil execução e de baixo custo, mas que apresentam alto potencial para uso em educação ambiental, como o teste Trad-MCN. A identificação do tipo e contribuição das fontes emissoras que impactam a região será determinada pela concentração de elementos traços em folhas de Tradescantia pallida determinados pela técnica de FRXDE. Com o propósito de que ao final do projeto ocorra a transferência conhecimento científico e ferramentas que possibilitem à população autonomia para o monitoramento da qualidade ambiental da região e para o processo de educação ambiental. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARVALHO-OLIVEIRA, REGIANI; AMATO-LOURENCO, LUIS F.; ALMEIDA, PAMELA S.; GARCIA, BIANCA B. M.; VIEIRA, WILLIAM K. M.; SANTANA, ARIANE; MOTTA GODINHO-NETTO, MARTHA CRISTINA; CARRETERO, MARIA E.; NASCIMENTO SALDIVA, PAULO H.; MAUAD, THAIS. Effects of long-standing exposure to heavy-duty diesel vehicle traffic on respiratory symptoms and airway inflammation in older adults. Environmental Pollution, v. 268, n. B JAN 1 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.