Bolsa 14/10166-6 - Acústica, Ruído - BV FAPESP
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Geração de ruído tonal em bordos de fuga espessos

Processo: 14/10166-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2016
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Aerodinâmica
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:William Roberto Wolf
Beneficiário:Walter Arias Ramirez
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/03413-4 - Investigação da geração e propagação de ruído em configurações aerodinâmicas utilizando aeroacústica computacional, AP.JP
Bolsa(s) vinculada(s):14/24043-3 - Investigação de fontes de ruído de aerofólio em escoamentos turbulentos, BE.EP.MS
Assunto(s):Acústica   Ruído   Vórtices   Aerofólio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Esteira de vórtices | Ruído de aerofólio | Ruído tonal | Acústica

Resumo

O presente trabalho aborda o estudo do ruído gerado pelo escoamento aerodinâmico não-estacionário sobre um aerofólio com bordo de fuga espesso e sua propagação subsequente a um observador distante. Este estudo é de suma importância para o projeto de configurações aerodinâmicas como asas e dispositivos hiper-sustentadores, assim como perfis de turbinas a gás e turbinas eólicas, ventiladores, hélices e barras transversais em automóveis. O projeto vai investigar o ruído tonal que surge a partir do desprendimento de vórtices em bordos de fuga espessos. O método de simulação numérica direta, DNS, do inglês Direct Numerical Simulation, é o método numérico escolhido para as simulações dos escoamentos uma vez que este capta tanto as escalas hidrodinâmicas associadas com a geração de ruído quanto as escalas acústicas. Os cálculos aeroacústicos serão realizados utilizando DNS e, também, a formulação de analogia acústica de Ffowcs Williams - Hawkings (FWH). Os cálculos das integrais das fontes sonoras do tipo dipolo e quadrupolo, que aparecem na equação de FWH, serão efetuados para se avaliar os efeitos da espessura dos bordos de fuga nessas fontes. As simulações numéricas serão conduzidas utilizando aerofólios NACA0012 com bordos de fuga modificados para diversos números de Mach. Dessa forma, efeitos de compressibilidade na geração de ruído tonal também serão investigados. Uma análise aerodinâmica e aeroacústica sobre os efeitos de assopramento e sucção na região do bordo de fuga será apresentada. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAMIREZ, WALTER ARIAS; WOLF, WILLIAM ROBERTO. Effects of trailing edge bluntness on airfoil tonal noise at low Reynolds numbers. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, v. 38, n. 8, p. 2369-2380, . (13/07375-0, 13/03413-4, 14/10166-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RAMIREZ, Walter Arias. Noise generation in airfoils with blunt trailing edges including suction and blowing effects. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica Campinas, SP.

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