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Geração de ruído tonal em bordos de fuga espessos

Processo: 14/10166-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Aerodinâmica
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:William Roberto Wolf
Beneficiário:Walter Arias Ramirez
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/03413-4 - Investigação da geração e propagação de ruído em configurações aerodinâmicas utilizando aeroacústica computacional, AP.JP
Bolsa(s) vinculada(s):14/24043-3 - Investigação de fontes de ruído de aerofólio em escoamentos turbulentos, BE.EP.MS
Assunto(s):Acústica   Ruído   Vórtices   Aerofólio

Resumo

O presente trabalho aborda o estudo do ruído gerado pelo escoamento aerodinâmico não-estacionário sobre um aerofólio com bordo de fuga espesso e sua propagação subsequente a um observador distante. Este estudo é de suma importância para o projeto de configurações aerodinâmicas como asas e dispositivos hiper-sustentadores, assim como perfis de turbinas a gás e turbinas eólicas, ventiladores, hélices e barras transversais em automóveis. O projeto vai investigar o ruído tonal que surge a partir do desprendimento de vórtices em bordos de fuga espessos. O método de simulação numérica direta, DNS, do inglês Direct Numerical Simulation, é o método numérico escolhido para as simulações dos escoamentos uma vez que este capta tanto as escalas hidrodinâmicas associadas com a geração de ruído quanto as escalas acústicas. Os cálculos aeroacústicos serão realizados utilizando DNS e, também, a formulação de analogia acústica de Ffowcs Williams - Hawkings (FWH). Os cálculos das integrais das fontes sonoras do tipo dipolo e quadrupolo, que aparecem na equação de FWH, serão efetuados para se avaliar os efeitos da espessura dos bordos de fuga nessas fontes. As simulações numéricas serão conduzidas utilizando aerofólios NACA0012 com bordos de fuga modificados para diversos números de Mach. Dessa forma, efeitos de compressibilidade na geração de ruído tonal também serão investigados. Uma análise aerodinâmica e aeroacústica sobre os efeitos de assopramento e sucção na região do bordo de fuga será apresentada. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAMIREZ, WALTER ARIAS; WOLF, WILLIAM ROBERTO. Effects of trailing edge bluntness on airfoil tonal noise at low Reynolds numbers. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, v. 38, n. 8, p. 2369-2380, DEC 2016. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

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