Busca avançada
Ano de início
Entree

Validação de marcadores moleculares para identificação e estudo de diversidade de Brevipalpus phoenicis (Acari: Tenuipalpidae)

Processo: 14/10373-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Valdenice Moreira Novelli
Beneficiário:Thaís Elise Sinico
Instituição-sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Acarologia   Brevipalpus phoenicis   Marcador molecular

Resumo

O gênero Brevipalpus (Tenuipalpidae) abrange espécies de ácaros vetores de fitovírus, o que o torna de extrema importância, principalmente pelo seu impacto na agricultura. A espécie Brevipalpus phoenicis, se destaca entre as espécies do gênero, pois tem grande relevância na citricultura paulista, em virtude de ser vetora do Citrus leprosis virus C (CiLV-C), causador da leprose dos citros, uma das doenças virais de grande impacto econômico, acarretando perdas significativas em pomares de citros. Somado aos prejuízos econômicos ressalta-se a implicação ambiental devido ao constante uso de acaricidas para controle deste vetor. Muitos estudos concentram-se nas interações entre vetor, vírus e hospedeiro mas, no entanto, são escassas as informações sobre a base genética dessas interações. Estudos realizados acerca da taxonomia de B. phoenicis demonstraram ocorrer uma divergência morfológica entre populações de ácaros, gerando um questionamento sobre a existência de variações morfológicas intraespecíficas ou a ocorrência de espécies crípticas. Portanto, pretende-se validar marcadores moleculares, os quais serão ferramentas úteis para estudos filogenéticos e taxonômicos para a espécie. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)