Busca avançada
Ano de início
Entree

Características do úbere e tetas associadas a casos repetidos de mastite clínica em vacas leiteiras de alta produção

Processo: 14/12642-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:José Carlos de Figueiredo Pantoja
Beneficiário:Arthur Pombo Almeida
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade do leite   Glândulas mamárias animais   Mastite bovina   Vacas   Bovinos leiteiros

Resumo

Em decorrência do controle e erradicação de patógenos contagiosos em rebanhos que produzem leite de alta qualidade, a Mastite Clínica (MC) de origem ambiental se tornou um dos principais problemas emergentes. A MC acarreta perdas financeiras significativas e seu tratamento é a principal causa da contaminação do leite com resíduos de antimicrobianos. Pouco se sabe sobre os fatores de risco que determinam a ocorrência de casos repetidos de MC na mesma lactação. Casos repetidos resultam em frustação em relação ao tratamento (falha na recuperação) e grandes perdas econômicas (necessidade de terapia mais longa e repetida). Nesse contexto, um estudo de caso-controle será conduzido com o objetivo de identificar características do úbere e tetas associadas à ocorrência de casos repetidos de MC e estimar a probabilidade de casos subsequentes de MC para vacas que já apresentaram um ou dois casos anteriores na mesma lactação. Vacas de dois rebanhos de alta produção serão observadas por um período de seis meses, durante o qual culturas microbiológicas do leite e informações epidemiológicas serão obtidas de todos os animais que apresentarem casos incidentes de MC. Para cada caso, as mesmas informações serão obtidas de três controles aleatoriamente selecionados no mesmo estágio de lactação. Regressão logística será utilizada para identificar fatores de risco para um caso repetido de MC como características físicas das tetas e úberes, produção de leite e paridade. Resultados deste estudo poderão auxiliar diretamente os produtores rurais a melhorar a qualidade do leite e o bem-estar dos animais, e garantir a segurança dos produtos lácteos oferecidos à população. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PANTOJA, J. C. F.; ALMEIDA, A. P.; DOS SANTOS, B.; ROSSI, R. S. An investigation of risk factors for two successive cases of clinical mastitis in the same lactation. LIVESTOCK SCIENCE, v. 194, p. 10-16, DEC 2016. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALMEIDA, Arthur Pombo. Fatores de risco para casos repetidos de mastite clínica em vacas leiteiras de alta produção. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.