Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da modulação da via Wnt pelo inibidor de Aurora-quinases AMG 900 em linhagens celulares de meduloblastoma pediátrico

Processo: 14/07124-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Luiz Gonzaga Tone
Beneficiário:Lenisa Geron
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Via de sinalização Wnt   Aurora quinases   Linhagem celular tumoral   Meduloblastoma   Oncologia pediátrica

Resumo

O meduloblastoma (MB) é o tumor cerebral maligno mais comum na infância, porém, pode ocorrer também em adolescentes e adultos jovens. O tratamento utilizado atualmente inclui a ressecção do tumor, seguida de radiação local e crânio-espinhal e/ou quimioterapia. Recentemente a formação e a progressão do MB foram associadas a alterações moleculares em diferentes vias de sinalização, como, por exemplo, a Wingless (Wnt), conhecida por sua importância durante o desenvolvimento cerebelar. Estudos recentes sugerem que as proteínas Aurora-A e Aurora-B, que são essenciais para a divisão celular, estando ativas durante a mitose, podem estar envolvidas com a regulação desta via durante a progressão do MB. Por outro lado, dados do nosso grupo têm demonstrado que a inibição da atividade das proteínas Aurora-A e Aurora-B pela droga AMG 900 em células de MB pediátrico resulta em efeitos antineoplásicos promissores. Entretanto os mecanismos associados com esta atividade ainda não estão totalmente elucidados. Assim, o objetivo deste trabalho é estudar a modulação da via Wnt pelo inibidor de Aurora-quinases AMG 900 em linhagens celulares de meduloblastoma pediátrico. Esta investigação poderá fornecer novas perspectivas moleculares, tanto para elucidar os mecanismos específicos envolvidos na biologia do MB, quanto para a identificação de novas estratégias terapêuticas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GERON, LENISA; SALOMAO, KARINA BEZERRA; BORGES, KLEITON SILVA; ANDRADE, AUGUSTO FARIA; PEREIRA CORREA, CAROLINA ALVES; SCRIDELI, CARLOS ALBERTO; TONE, LUIZ GONZAGA. Molecular characterization of Wnt pathway and function of -catenin overexpression in medulloblastoma cell lines. Cytotechnology, v. 70, n. 6, p. 1713-1722, DEC 2018. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GERON, Lenisa. Estudo da modulação da via Wnt pelo inibidor de Aurora-quinases AMG900 em linhagens celulares de meduloblastoma pediátrico. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.