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Um estado, uma escola noção de escola pública como chave interpretativa da concepção de Estado de Diderot

Processo: 14/09047-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 20 de novembro de 2014
Data de Término da vigência: 19 de novembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Maria de Fátima Simões Francisco
Beneficiário:Robson Pereira Calça
Supervisor: M. Stephane Pujol
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université Paris Ouest Nanterre La Défense (Paris 10), França  
Vinculado à bolsa:12/23094-8 - Três Estados, três escolas: noção de escola pública como chave interpretativa das concepções de Estado de Rousseau, Diderot e Condorcet, BP.DR
Assunto(s):Ensino público   Filosofia da educação   Estado (política)   Iluminismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | Estado | Iluminismo | Público | Filosofia da Educação

Resumo

A pesquisa que aqui projetamos visa colaborar com a compreensão de um importante período histórico: a segunda metade do século XVIII francês. Deste período enfocaremos a construção de uma proposta de educação pública, redigida por um dos principais filósofos do Iluminismo Francês: Denis Diderot (1773-1784). Este filósofo elaborou para a Rússia, tanto escolas públicas primárias, quanto o plano de uma universidade pública. Junto com o projeto de escola pública, Diderot deixou para a posteridade vigorosas reflexões sobre questões a ela relacionadas. Analisarei esta formulação de instituição escolar, destacando o conceito de Estado nela expresso, pois constitui também evento extraordinário, deste período histórico, a recorrência e a intensidade com que é atribuído ao Estado o papel de intermediador da relação que o homem travará com o conhecimento e com a virtude. Tomando parte neste processo, Diderot propôs, junto com sua escola (e através dela), a reinvenção filosófica do Estado, tal como estava historicamente posto. A hipótese investigativa da qual partimos nesta pesquisa é que suas reflexões, que articulam conhecimento e política, indicam que o próprio conceito de Estado, definido no interior das demais obras políticas de Diderot, pode sofrer significativas alterações, a partir de sua proposta de educação pública (AU)

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