Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação das enzimas digestivas do dourado (Salminus brasiliensis) alimentados com níveis de substituição da farinha de peixe pelo farelo de soja e pelo concentrado proteico de soja.

Processo: 14/10983-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:José Eurico Possebon Cyrino
Beneficiário:Letícia Pacheco Inoue
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Lipase   Peptídeo hidrolases   Amilases   Nutrição de peixes

Resumo

A substituição da farinha de peixe (FP), por resíduos vegetais como o farelo de soja (FS) e pelo composto proteico de soja (CPS), vem sendo cada vez mais intensa por conta da estagnação do mercado pesqueiro. Essa substituição é feita principalmente por estes possuírem um preço competitivo, serem de fácil aquisição e apresentarem baixo potencial poluente. No entanto, esses ingredientes podem conter um teor elevado de fatores antinutricionais (FAN), que acarretam em sérias consequências para o peixe, como mudanças morfológicas no intestino do animal e alteração negativa da função enzimática, o que causa danos na digestão e na absorção dos nutrientes ingeridos. Este projeto visa avaliar a atividade das enzimas amilase, protease e lipase do trato digestório do dourado (Salminus brasiliensis), alimentado com níveis crescentes (0%, 20%, 40%, 60%, 80% e 100%) de substituição da proteína provinda da FP, pelo FS e CPS.