Busca avançada
Ano de início
Entree

Anatomia e padrões evolutivos da musculatura caudal em Carcharhinidae (Carcharhiniformes:Chondrichthyes)

Processo: 14/13023-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Marcelo Rodrigues de Carvalho
Beneficiário:Lucas Romero de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Anatomia comparada   Taxonomia dos grupos recentes   Filogenia   Carcharhinidae

Resumo

Este trabalho propõe compreender quais seriam as características morfológicas e os padrões eevolutivos da musculatura pré-caudal dentro de Carcharhinidae e Sphyrnidae (Carcharhiniformes : Elasmobranchii). Para tanto, será feita dissecção da região caudal e caudas de exemplares destas famílias para observação de sua musculatura pré-caudal; esta será observada, desenhada e comparada para elucidar as questões relativas ao posicionamento de Sphyrnidae (dentro ou fora de Carcharhinidae) e quais seriam os agrupamentos dos gêneros em Carcharhinidae. Serão dissecados, observados e interpretados os padrões da musculatura pré-caudal em pelo menos oito gêneros da família Carcharhinidae e pelo menos 14 gêneros fora desta, sendo alguns fora de Carcharhiniformes para efeito de comparação e estabelecimento de padrões exclusivos das famílias em questão. São comumente descritos três músculos caudais para tubarões do táxon Galeomorphii, grupo dentro do qual estão os Carchahriniformes. Observações preliminares indicam, no entanto, a possibilidade da presença de um quarto músculo na região pré-caudal, sendo que a identidade deste músculo será investigada. Espera-se, assim, contribuir para o entendimento das relações filogenéticas dos gêneros de Carcharhiniformes e em especial da família Carcharhinidae utilizando um complexo de caracteres morfológicos até então pouco explorados em filogenias.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, LUCAS ROMERO; DE CARVALHO, MARCELO RODRIGUES; SOARES, MATEUS COSTA. Caudal musculature in ground sharks, Carcharhiniformes, with remarks on their phylogenetic interrelationships. Journal of Morphology, v. 280, n. 1, p. 68-77, JAN 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.