Busca avançada
Ano de início
Entree

Cobertura vacinal e fatores associados à vacinação incompleta em município de médio porte, estado de São Paulo, Brasil

Processo: 14/11714-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2014
Vigência (Término): 31 de março de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Eliseu Alves Waldman
Beneficiário:Márcia de Cantuária Tauil
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cobertura vacinal   Vacinação   Equidade em saúde   Saúde pública   Araraquara (SP)

Resumo

Objetivos: estimar a cobertura vacinal aos 12 e 24 meses de vida, em crianças nascidas em 2012, no município de Araraquara, investigar fatores associados à vacinação incompleta e analisar os eventos adversos pós-vacinação. Métodos: será realizado um estudo observacional com um componente descritivo e outro analítico. A população de estudo será a coorte de nascidos em 2012 no município de Araraquara (SP) e registradas no Sistema de Informação de Nascidos Vivos (SINASC). As fontes de dados serão o SINASC, o registro informatizado de imunização de Araraquara, a ficha de notificação de eventos pós-vacinais, o formulário de investigação domiciliar e a Fundação SEADE. As variáveis do estudo incluem dados vacinais, características da criança, da mãe, do contexto e dos serviços de saúde. Serão estimadas as coberturas vacinais com os respectivos intervalos de confiança de 95%. As coberturas também serão analisadas segundo os setores censitários das residências, classificados em grupos de acordo o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social. Para a investigação dos fatores associados à adesão à vacinação, o esquema vacinal incompleto será a variável dependente. As estimativas de odds ratio bruta e ajustada serão estimadas por regressão logística não condicional e a significância estatística das variáveis nos modelos será avaliada pelo teste de razão de verossimilhança. Resultados esperados: verificar se as coberturas vacinais cumprem as metas do Programa Nacional de Imunização, se há homogeneidade na cobertura vacinal, quais são os eventos adversos notificados, além de identificar possíveis fatores associados à vacinação incompleta. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre a bolsa::
As razões da queda na vacinação 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SAYURI SATO, ANA PAULA; DE ROSSI FERREIRA, VINICIUS LEATI; TAUIL, MARCIA DE CANTUARIA; RODRIGUES, LAURA CUNHA; BARROS, MARIANA BERNARDES; MARTINELI, EDMAR; COSTA, ANGELA APARECIDA; INENAMI, MARTA; WALDMAN, ELISEU ALVES. Use of electronic immunization registry in the surveillance of adverse events following immunization. Revista de Saúde Pública, v. 52, p. -, 2018. Citações Web of Science: 1.
MÁRCIA DE CANTUÁRIA TAUIL; ANA PAULA SAYURI SATO; ÂNGELA APARECIDA COSTA; MARTA INENAMI; VINÍCIUS LEATI DE ROSSI FERREIRA; ELISEU ALVES WALDMAN. Coberturas vacinais por doses recebidas e oportunas com base em um registro informatizado de imunização, Araraquara-SP, Brasil, 2012-2014. Epidemiol. Serv. Saúde, v. 26, n. 4, p. -, Dez. 2017.
TAUIL, MARCIA DE CANTUARIA; SAYURI SATO, ANA PAULA; WALDMAN, ELISEU ALVES. Factors associated with incomplete or delayed vaccination across countries: A systematic review. Vaccine, v. 34, n. 24, p. 2635-2643, MAY 23 2016. Citações Web of Science: 21.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TAUIL, Márcia de Cantuária. Cobertura vacinal e fatores associados à vacinação incompleta em município de médio porte, Estado de São Paulo, Brasil. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.