Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento dè catalisadores dè Ni E Nb Pará produção dè hidrogênio A partir dò bio-óleo

Processo: 14/08934-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2014
Vigência (Término): 24 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Elisabete Moreira Assaf
Beneficiário:Francisco Guilherme Esteves Nogueira
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/15984-0 - Produção de bioenergia no tratamento de águas residuárias e adequação ambiental dos efluentes e resíduos gerados, AP.TEM
Assunto(s):Níquel   Bio-óleo   Catálise heterogênea   Catalisadores   Nióbio   Hidrogênio

Resumo

O desenvolvimento de tecnologias de geração de hidrogênio tem se tornado um fator relevante, pois se trata de uma fonte de combustível limpa e pode ser obtido a partir de diversas matérias-primas renováveis. Dentre essas tecnologias pode-se destacar a reforma a vapor do bio-óleo, proveniente da pirólise da biomassa. O bio-óleo consiste em uma mistura complexa de diversos compostos orgânicos oxigenados tais como: aldeídos, ácidos carboxílicos, cetonas, carboidratos, alcoóis, dentre outros, sendo o ácido acético e o acetol os compostos majoritários, o qual pode ser utilizado como molécula modelo do bio-óleo em reações de reforma a vapor. Dentro deste contexto, este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de catalisadores mistos a base de níquel (Ni) e nióbio (Nb) suportados em alumina, para aplicação na reforma a vapor do ácido acético do acetol e do próprio bio-óleo, visando minimizar a formação de depósitos carbonáceos, bem como aumentar a atividade e seletividade para o hidrogênio. Também será realizado um estudo minucioso da estrutura e da morfologia desses materiais que dará suporte para a investigação das propriedades catalíticas. Para o estudo estrutural, os materiais obtidos serão caracterizados por espectroscopia de absorção de raios X (XAS), fluorescência de raios-X (FRX) difratometria de raios X (DRX), espectroscopia Raman, redução a temperatura programada (RTP) e análise térmica (TG-DSC). A morfologia dos materiais será analisada por microscopia eletrônica de transmissão de alta resolução (HR-TEM) e área de superfície utilizando o método BET. As reações catalíticas serão monitoradas in situ por espectroscopia na região do infravermelho e XAS. Isso permitirá estudar a estrutura do catalisador e elucidar os possíveis mecanismos de reação. Estes testes serão realizados em parceira com Instituto de Física de São Carlos - USP e com Instituto Nacional de Tecnologia localizado no Rio de Janeiro.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NOGUEIRA, FRANCISCO G. E.; ASENCIOS, YVAN J. O.; RODELLA, CRISTIANE B.; PORTO, ANDRE L. M.; ASSAF, ELISABETE M. Alternative route for the synthesis of high surface-area eta-Al2O3/Nb2O5 catalyst from aluminum waste. Materials Chemistry and Physics, v. 184, p. 23-30, DEC 1 2016. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.