Busca avançada
Ano de início
Entree

Parametrização e avaliação de modelos mecanísticos para estimativa da produtividade de Urochloa brizantha cv. Piatã em sistema silvipastoril

Processo: 14/11931-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Agrometeorologia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Paulo Cesar Sentelhas
Beneficiário:Cristiam Bosi
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/01532-4 - Parametrização do modelo APSIM para estimar as interações entre árvore e pastagem e o crescimento do capim Piatã em sistema silvipastoril, BE.EP.DR
Assunto(s):Sombreamento   Pastejo   Sistemas agroflorestais   Sistemas silvipastoris   Agrossilvicultura

Resumo

Os sistemas agroflorestais (SAFs) são formas de uso da terra nas quais se combinam espécies arbóreas com cultivos agrícolas e/ou animais, de forma simultânea ou em sequência temporal e que interagem econômica e ecologicamente, visando melhorar as condições do ambiente agrícola e do homem do campo. Atualmente, esses sistemas são de grande interesse no Brasil, pois promovem a recuperação de pastagens degradadas, são sistemas de menor emissão de carbono que os convencionais e consistem em uma ferramenta de adaptação às mudanças climáticas. Nesse contexto, este projeto tem por objetivo testar, parametrizar e avaliar os modelos mecanísticos APSIM e DSSAT-CROPGRO a fim de estimar a produtividade de Urochloa brizantha cv. Piatã a pleno sol e em sistema silvipastoril. Para atingir este objetivo, além da utilização de dados de experimentos de campo já coletados por diversos anos, será realizado um experimento em sistema silvipastoril e em sistema de pastagem a pleno sol, para identificar as mudanças no ambiente, no solo e nas plantas que compõem esses sistemas, de modo a gerar dados para a avaliação das parametrizações propostas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACEDO PEZZOPANE, JOSE RICARDO; DE CAMPOS BERNARDI, ALBERTO CARLOS; BOSI, CRISTIAM; CRIPPA, PAULO HENRIQUE; SANTOS, PATRICIA MENEZES; NARDACHIONE, ESTEFANIA CEREDA. Assessment of Piata palisadegrass forage mass in integrated livestock production systems using a proximal canopy reflectance sensor. EUROPEAN JOURNAL OF AGRONOMY, v. 103, p. 130-139, FEB 2019. Citações Web of Science: 0.
MACEDO PEZZOPANE, JOSE RICARDO; FRANCESCHI NICODEMO, MARIA LUIZA; BOSI, CRISTIAM; GARCIA, ALEXANDRE ROSSETTO; LULU, JORGE. Animal thermal comfort indexes in silvopastoral systems with different tree arrangements. Journal of Thermal Biology, v. 79, p. 103-111, JAN 2019. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BOSI, Cristiam. Parametrização e avaliação de modelos mecanísticos para estimativa da produtividade de Urochloa brizantha cv. BRS Piatã a pleno sol e em sistema silvipastoril. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.