Paradigmas da catalogacao no seculo xxi: interfaces de um dialogo entre marcont in...
Processo: | 14/05494-4 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |
Data de Início da vigência: | 01 de outubro de 2014 |
Data de Término da vigência: | 15 de março de 2015 |
Área de conhecimento: | Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação |
Acordo de Cooperação: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
Pesquisador responsável: | Maria José Vicentini Jorente |
Beneficiário: | Joana Gusmão Lemos |
Instituição Sede: | Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil |
Assunto(s): | Televisão digital Conhecimento científico Interatividade Tecnologia da informação Tecnologia da comunicação Novas tecnologias da comunicação |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Construção do Conhecimento Científico | Informação e Tecnologia | Pós-custodialidade | Televisao Digital | Televisão Universitária Unesp | Web | Informação e Tecnologia |
Resumo Partindo de uma pesquisa inicial sobre a Indústria Cultural e a comunicação de massa contraposta à produção de conteúdos audiovisuais interativos para a Televisão Digital nas Indústrias Criativas, encontramos no trabalho da pesquisadora Rosa Estopà Bagot - "Jugant a definir La Ciência" - um novo horizonte para nosso estudo: elucidar e enfatizar a essencial importância do fomento às relações entre população e Ciência, convergindo nossa intenção a princípio puramente teórica para uma atividade experimental de construção coletiva e horizontal do conhecimento científico. Assim, mantendo-nos no contexto das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e do novo paradigma Pós-custodial da Ciência da Informação (CI), buscamos investigar como as novas tecnologias poderiam ser utilizadas no desenvolver de novas relações com a Ciência. E, mais especificamente, qual o potencial de contribuição da Televisão Digital interativa nesse processo e como explorá-lo de forma favorável a uma construção do conhecimento científico mais horizontalizada e, portanto, inclusiva? Defendemos a Televisão Universitária Unesp (TV Unesp) como meio para a concretização e incremento dessas relações. Estudamos mais objetivamente suas possibilidades de produção de conteúdos colaborativos, interativos e inclusivos, com vistas a uma produção bottom-up. A TV Unesp, emissora criada em 2006 pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP) sob os padrões do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T) estabelece compromissos com a pesquisa e com a comunidade, assumindo objetivos como: elaborar conteúdos audiovisuais culturais e educativos; incentivar pesquisas em áreas como comunicação, tecnologia, educação e correlatas; contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento do SBTVD-T e promover interatividade em seus conteúdos atuando de forma convergente às TIC. Desse modo, por meio de pesquisa bibliográfica, documental e experimental aliada à observação participante, buscamos investigá-la como meio para promoção do acesso da comunidade ao conhecimento científico e sua contrapartida em tal construção. Consideramos o ambiente e moção da TV Unesp muito promissores frente às preocupações da CI em relação ao acesso à informação e à construção colaborativa do conhecimento, especialmente do saber científico. Entendemos também que este estudo se justifica pela necessidade de investigações que representem a CI nos processos infocomunicacionais da Televisão Digital interativa, mídia tão recente no Brasil. Tratamos de uma realidade ainda em configuração, que carece inclusive de medidas e políticas públicas para desenvolver seu potencial de inclusão. Somando-se a isso, há uma carência de ações e iniciativas no Brasil que incitem a aproximação de sua população à Ciência e eleve seu nível nootrópico. (AU) | |
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