Bolsa 14/16658-8 - Formação de professores, Ensino de geografia - BV FAPESP
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Análise das disciplinas de pedologia nos cursos de geografia da Universidade Estadual Paulista nos Campus de Presidente Prudente, Rio Claro e Ourinhos: o tema solos na formação inicial de professores

Processo: 14/16658-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Maria Cristina Perusi
Beneficiário:Estevão Conceição Gomes Junior
Instituição Sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ourinhos. Ourinhos , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Ensino de geografia   Currículos e programas   Pedologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:análise curricular | educação em solos | Formação inicial de professores | Educação em solos

Resumo

Oferecido nos Câmpus de Presidente Prudente, Rio Claro e Ourinhos, o curso de Geografia da Universidade Estadual Paulista pode ser encontrado nas modalidades Licenciatura e Licenciatura/Bacharelado; nos períodos matutino, diurno, integral (Câmpus Rio Claro) e noturno; com turmas entre 40 e 45 alunos. O geógrafo possui a missão de compreender os elementos e o processo de produção do espaço geográfico, seja ele urbano ou rural, sob uma perspectiva integrada dos aspectos econômicos, políticos, sociais, culturais, ambientais, etc. Dessa forma, entende-se que durante a formação inicial, o graduando em Geografia deve se voltar para questões interdisciplinares que, de alguma forma interferem na relação homem/meio. Nesse aspecto, a educação em solos, uma das vertentes da educação ambiental, pode ser entendida como tema integrador, por ser resultado dos processos e fatores naturais, além de contemporaneamente sofrer profundas alterações antrópicas. Além disso, o recurso solo, já não tão natural, é primordial para o desenvolvimento de macro e micro organismos, dentre eles, os que alimentam a maioria da população humana, o que por si só justificaria sua importância. Destaca-se que o uso inadequado do solo resulta no comprometimento de suas potencialidades químicas, físicas e mineralógicas, em processos erosivos, compactação, acidez pronunciada, dentre outros. Assim, entende-se que a disseminação das práticas de uso e conservação dos solos se mostra como uma tarefa primordial para os estudantes de Geografia em todos os níveis de formação. Portanto, propõe-se um estudo detalhado da estrutura curricular do curso de Geografia dos três Câmpus da UNESP, no que diz respeito à disciplina de Pedologia, ressaltando suas particularidades na formação do licenciado e bacharel, quantificando e qualificando, através de questionários e entrevistas com os responsáveis pela referida disciplina, alunos de ingresso e egresso, além da possível população atendida pôr projetos de extensão universitária e pesquisa científica.

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