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A participação brasileira na Exposição Internacional de Artes e Técnicas da Vida Moderna em 1937

Processo: 14/10491-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Jordão Machado
Beneficiário:Wellington Durães Dias
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Arte moderna
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:arte moderna | Comunidade Imaginada | Exposição Universal | Fantasmagoria | Impresso Periódico | Exposições Universais

Resumo

Este projeto terá como objetivo analisar e interpretar a participação da nação brasileira na sétima Exposição Universal ocorrida em Paris ao longo do segundo semestre de 1937, a chamada "Exposition Internationale des Arts et Techniques dans la Vie Moderne" (Exposição Internacional de Artes e Técnicas da Vida Moderna). Esta feira que contou com a participação de 44 nações e com a presença de 31 milhões de visitantes constituiu um marco na expressão da arte moderna, além de servir como pátio para a exibição de diversas inovações científicas e tecnológicas. A repercussão e visibilidade que concedeu para as manifestações culturais dos diversos países representados em cada pavilhão tornou a Exposição não apenas uma vitrine para a exibição a nível mundial de mercadorias como também uma arena para o confronto ideológico entre o nacional-socialismo e comunismo, fascismo e liberalismo. Como fonte para a pesquisa, serão utilizados periódicos contemporâneos ao evento, como o jornal e revista franceses "Le Figaro" e "Exposition paris 1937 arts et techniques dans la vie moderne" e os jornais brasileiros "Correio da Manhã" e "O Estado de São Paulo", todos empenhados na cobertura desta feira mundial. Para interpretar as informações presentes nas fontes, foram propostos dois conceitos - a noção de nação enquanto "comunidade política imaginada" e a "fantasmagoria".

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