Busca avançada
Ano de início
Entree

A lente judaica de Saul Bellow em Herzog

Processo: 14/15707-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2014
Vigência (Término): 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Estrangeiras Modernas
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Luis Sérgio Krausz
Beneficiário:Thais Kuperman Lancman
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura hebraica   Literatura norte-americana   Judaísmo   Romance   Escritores   Judeus

Resumo

Esta pesquisa de mestrado visa analisar o romance Herzog, de Saul Bellow (1915-2005), principalmente no que diz respeito aos aspectos judaicos da obra como estruturantes do protagonista e do enredo. Para tanto, a pesquisa se debruçará sobre a construção do personagem feita pelo autor, no sentido de sua personalidade e visão de mundo, mapeando referências e questões colocadas por ele no decorrer do romance. Nesse sentido, emergem reflexões tanto acerca da identidade judaica do personagem quanto acerca da estrutura deste romance, que parece alicerçado, ao menos em parte, na tradição da literatura ídiche. Herzog, pois, torna-se um romance paradigmático para a compreensão dos confrontos do judeu com a modernidade, ao colocar-se frente ao individualismo norte-americano através da ótica judaica. Outro aspecto fundamental da pesquisa é a análise de Herzog no contexto das demais obras de Saul Bellow, situando o romance na trajetória do autor e, ao mesmo tempo, nele identificando características que permeiam toda a produção do autor, reforçando e destacando determinados elementos e antecipando ideias que seriam mais exploradas nas publicações seguintes. Outro aspecto fundamental da pesquisa é a análise de Herzog no contexto das demais obras de Saul Bellow, situando o romance na trajetória do autor e, ao mesmo tempo, nele identificando características que permeiam toda a produção do autor, reforçando e destacando determinados elementos e antecipando ideias que seriam mais exploradas nas publicações seguintes. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LANCMAN, Thais Kuperman. A lente judaica de Saul Bellow em Herzog. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.