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Metodologias de análise musical baseadas em psicoacústica, neurociência e ciências cognitivas

Processo: 14/06538-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 09 de março de 2017
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Jônatas Manzolli
Beneficiário:Tatiana Olivieri Catanzaro
Instituição-sede: Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/15504-0 - Desenvolvimento de ferramentas analíticas em colaboração com as equipes PDS e RepMus do IRCAM, BE.EP.PD
Assunto(s):Psicoacústica

Resumo

Em nossa tese de doutorado tratamos do contexto tecnocientífico que possibilitou a emergência do modelo composicional da música espectral, fruto do cruzamento de disciplinas tão diversas como a física, a psicoacústica, a eletrônica, a ciência da computação ou a filosofia. Esse trabalho prévio possibilitou a constatação de que, baseada nas novas descobertas relacionadas à constituição do som, um novo paradigma na cognição da composição musical foi estabelecido. Nele se vê, através da compreensão desse novo modelo acústico e psicoacústico do som, a inserção da noção de integração do continuum espaço-temporal na estrutura formal da obra, pensada desde aí não mais como uma permutação de parâmetros distintos, mas como o resultado unívoco de uma série de elementos que se interferem mutuamente. Essa conclusão nos levou, por conseguinte, à proposição teórica de um novo modelo de análise adaptado a esse novo paradigma. O presente projeto propõe a continuação de nossos estudos doutorais, através da elaboração conceitual e implementação de uma nova ferramenta analítica computacional que permita reintegrar à análise musical, assim como a música espectral realizou no campo da composição musical, a questão temporal à sua constituição estrutural. Ela será igualmente pensada para que, em um segundo momento, possa adquirir uma dupla finalidade, tornando-se também base de exploração para fins criativos, ou, em outras palavras, servindo de ferramenta de auxílio à experimentação composicional. (AU)