Busca avançada
Ano de início
Entree

A influência de variações climáticas no ciclo reprodutivo de corais verdadeiras Micrurus corallinus e Micrurus frontalis

Processo: 14/12813-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2014
Vigência (Término): 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Fisiologia dos Grupos Recentes
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Selma Maria de Almeida Santos
Beneficiário:Erick Augusto Bassi
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Reprodução animal   Squamata   Micrurus corallinus   Micrurus frontalis   Mudança climática   Gametogênese

Resumo

O ciclo reprodutivo das serpentes é coordenado evolutivamente por fatores genéticos e sincronizado pelas estações climáticas ao longo do ano. Diferentemente das áreas temperadas, as regiões tropicais não possuem as estações tão marcantes e há uma diversidade de microclimas dentro do mesmo bioma. Não se sabe se estas diferenças de temperatura e pluviosidade, entre locais, são capazes de alterar o ciclo de uma espécie e se estas espécies possuem plasticidade de modificar a estratégia reprodutiva. Para tanto, o presente estudo pretende analisar a influência climática no ciclo reprodutivo da Micrurus corallinus e M. frontalis, dentro de cada espécie e entre as duas espécies. Os ciclos reprodutivos serão caracterizados utilizando a morfometria e histologia de animais preservados em coleções biológicas. Desta forma, os espécimes serão separados em duas zonas, conforme o local de coleta, que representam regiões climaticamente diferentes, assim será avaliado as variações morfológicas das gônadas e do sistema reprodutor. As variáveis morfológicas serão avaliadas por two-way ANOVA, considerando a espécie e a localidade como variáveis independentes. Por histologia, nos machos, pretende-se definir o período de espermatogênese, estocagem de esperma no ducto deferente e estudar as variações de hipertrofia no Segmento Sexual Renal (SSR). Para as fêmeas, será investigado se há diferenças no período da vitelogênese e se há receptáculos de estocagem (espermatozoides) no oviduto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BASSI, ERICK AUGUSTO; COETI, RAFAELA ZANI; DE ALMEIDA-SANTOS, SELMA MARIA. Reproductive cycle and sperm storage of female coral snakes, Micrurus corallinus and Micrurus frontalis. Amphibia-Reptilia, v. 41, n. 1, p. 13-27, . (14/12813-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BASSI, Erick Augusto. A influência de variações climáticas no ciclo reprodutivo de corais verdadeiras Micrurus corallinus e Micrurus frontalis. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.