Busca avançada
Ano de início
Entree

Jatos moleculares de grande massa

Processo: 14/20522-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 02 de fevereiro de 2015
Vigência (Término): 01 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Estelar
Pesquisador responsável:Augusto Damineli Neto
Beneficiário:Felipe Donizeti Teston Navarete
Supervisor no Exterior: Silvia Leurini
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Max Planck Society, Bonn, Alemanha  
Vinculado à bolsa:13/11680-2 - Diagnosticando o processo de acresção em MYSOs através de jatos moleculares e iônicos, BP.DR
Assunto(s):Interferometria

Resumo

Planejamos testar dois cenários da formação de estrelas de alta massa - acreção por discos ou coalescência de estrelas de baixa massa - a partir de observações de objetos estelares jovens de alta massa (MYSOs). A primeira etapa consistiu na identificação de objetos com massa superior à 8 massas solares associados a jatos, detectados no infra-vermelho próximo. A etapa seguinte visa a determinação dos parâmetros dos jatos nas proximidades de suas bases de lançamento, a partir de observações com alta resolução espacial e espectral. Tais resultados serão utilizados para decidir se os jatos são originados por um fenômeno similar que aquele observado em objetos de de baixa massas ou se os jatos são gerados a partir de ventos produzidos a partir de evaporação dos discos. Observações em comprimentos de onda além do infra-vermelho médio são necessárias para superar a extinção das regiões mais próximas do objeto central.A janela submilimétrica é transparente o suficiente para penetrar esses ambientes densos e embebidos, sendo capaz de provir informações sobre i) a morfologia real dos jatos moleculares de larga escala a partir de observações de antena única (APEX) ou mesmo ii) alcançar regiões mais próximas do meio circunstelar dos MYSOs a partir de técnicas interferométricas (ALMA).O objetivo desse projeto é realizar o processamento e análise de observações obtidas em modo de antena única e interferometria, para estudar os jatos moleculares associados a MYSOs. Os objetos foram selecionados a partir do levantamento ATLASGAL e observados em transições do CO utilizando o APEX e outros telescópios no modo de antena única. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NAVARETE, F.; LEURINI, S.; GIANNETTI, A.; WYROWSKI, F.; URQUHART, J. S.; KOENIG, C.; CSENGERI, T.; GUESTEN, R.; DAMINELI, A.; MENTEN, K. M. ATLASGAL-selected massive clumps in the inner Galaxy VII. Characterisation of mid-J CO emission. Astronomy & Astrophysics, v. 622, FEB 8 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.