Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do sulfato na digestão anaeróbia da vinhaça de cana-de-açúcar: efeitos sobre a remoção de matéria orgânica e produção de metano

Processo: 14/19091-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2014
Vigência (Término): 30 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Marcelo Zaiat
Beneficiário:Luma Sayuri Mazine Kiyuna
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/15984-0 - Produção de bioenergia no tratamento de águas residuárias e adequação ambiental dos efluentes e resíduos gerados, AP.TEM
Assunto(s):Metano   Sulfatos   Vinhaça   Digestão anaeróbia

Resumo

O setor sucroalcooleiro vem se expandindo na economia brasileira desde os anos 70, marco histórico das sucessivas crises mundiais no fornecimento de combustíveis fósseis. Destaque entre as fontes alternativas renováveis, o etanol é obtido a partir da fermentação dos açúcares contidos na matéria-prima de origem vegetal (ex: cana-de-açúcar e milho). No entanto, a sua produção é caracterizada pela geração de um volume significativo de vinhaça, a principal água residuária resultante da fase de destilação, sendo gerados em média 13 L para cada litro de etanol produzido. A vinhaça contém elevada concentração de matéria orgânica, além de teores significativos de macro e micronutrientes, além de características ácidas e corrosivas. Devido ao seu potencial poluidor, há a necessidade de que esse despejo receba um tratamento antes de ser disposto no meio ambiente. Dentre as tecnologias disponíveis, destaca-se a digestão anaeróbia por apresentar diversas vantagens, como a diminuição da carga poluidora e a geração compostos energéticos, como hidrogênio e metano. Apesar da viabilidade dessa tecnologia, estudos mostram que alguns compostos, presentes em concentrações significativas na vinhaça, podem interferir negativamente na digestão anaeróbia, como é o caso do sulfato (SO42-), cujas concentrações na vinhaça tendem a aumentar ao longo da safra de cana-de-açúcar. Diante deste cenário, somado à falta de estudos que abordem tal problemática, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a influência da relação DQO/SO42- na digestão anaeróbia da vinhaça de cana-de-açúcar, com relação à degradação da matéria orgânica e produção de metano. Neste contexto, serão obtidos os parâmetros cinéticos que descrevem o comportamento da digestão anaeróbia da vinhaça frente a diferentes razões DQO/SO42-.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAZINE KIYUNA, LUMA SAYURI; FUESS, LUCAS TADEU; ZAIAT, MARCELO. Unraveling the influence of the COD/sulfate ratio on organic matter removal and methane production from the biodigestion of sugarcane vinasse. Bioresource Technology, v. 232, p. 103-112, MAY 2017. Citações Web of Science: 24.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.