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Envelhecimento cognitivo: Analfabetismo, baixa escolaridade e possibilidades de intervenção

Processo: 14/15142-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2014
Data de Término da vigência: 31 de março de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Monica Sanches Yassuda
Beneficiário:Merielli Casagrande Camargo
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/27096-8 - Envelhecimento cognitivo: analfabetismo, baixa escolaridade e possibilidades de intervenção, AP.R
Assunto(s):Envelhecimento   Envelhecimento cognitivo   Testes neuropsicológicos   Escolaridade   Cognição
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cognição | Envelhecimento | escolaridade | testes neuropsicológicos | Envelhecimento cognitivo

Resumo

Idosos analfabetos ou com escolaridade reduzida apresentam desempenho inferior nos testes cognitivos que são utilizados para o exame do estado mental na velhice. Há escassez de dados sobre a eficácia de treino cognitivo ofertado a idosos com baixa escolaridade. Objetivos: Avaliar a eficácia de um programa de treino de memória de trabalho oferecido a idosos com escolaridade baixa. Métodos: 160 idosos participarão de um protocolo de treino de memória de trabalho adaptado de Borella et al. (2010). Participantes com quatro anos de escolaridade serão comparados àqueles com 8 a 11 anos, antes e após o treino de memória de trabalho. Pretende-se avançar os conhecimentos a respeito da influência da escolaridade sobre a plasticidade cognitiva no contexto de um treino de memória de trabalho.

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