Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de um perfil de expressão de microRNAs no plasma de pacientes com imagens radiológicas de mamografia BI-RADS 4 capaz de diferenciar entre presença ou ausência de lesão maligna na mama

Processo: 14/14025-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Luiz Fernando Lima Reis
Beneficiário:Julia Alejandra Pezuk
Instituição-sede: Hospital Sírio-Libanês. Sociedade Beneficente de Senhoras (SBSHSL). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias mamárias

Resumo

Os miRNAs são pequenas moléculas de RNA não codificantes que regulam pós-transcricionalmente a expressão gênica. Recentemente foi descoberto que no soro/plasma humano há um grande número de miRNAs circulantes que podem ser utilizados como marcadores moleculares em diversas doenças, incluindo o câncer. O câncer de mama é o tumor mais frequente em mulheres, e devido ao diagnóstico tardio é responsável pela maioria das mortes causadas por câncer no sexo feminino. A mamografia é o principal teste para detecção e diagnóstico desse tipo de neoplasia. As imagens das lesões na mama são classificadas pelo sistema BI-RADS de acordo a densidade do tecido, mas este sistema não é muito preciso para lesões nas categorias 3 e 4. Nesse contexto, o presente trabalho pretende determinar um perfil de expressão de miRNAs no plasma que permita separar pacientes que possuem lesões malignas das pacientes com lesões benignas na mama. Para tanto, através de miRNA PCR array, será avaliado o perfil de expressão de miRNAs no plasma de 100 mulheres com câncer de mama (BI-RADS 4 e 5) e 100 controles (BI-RADS 1 e 2) atendidas no Hospital Sírio-Libanês. Serão identificados miRNAs cuja expressão no plasma seja capaz de separar esses grupos. Posteriormente, esses miRNAs serão avaliados no plasma de 100 pacientes BI-RADS 4 na tentativa de verificar a eficiência na identificação das pacientes que de fato possuem lesões malignas. Espera-se que com o grande número de amostras e miRNAs estudados, seja possível a identificação de um perfil confiável de expressão de miRNAs que possa auxiliar no diagnóstico precoce e no tratamento do câncer de mama. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEZUK, JULIA ALEJANDRA; ARAUJO MILLER, THIAGO LUIZ; BARBOSA BEVILACQUA, JOSE LUIZ; SIMOES DORNELLAS DE BARROS, ALFREDO CARLOS; MARTINS DE ANDRADE, FELIPE EDUARDO; DE ANDRADE E MACEDO, LUIZA FREIRE; AGUILAR, VERA; MENARDO CLARO, AMANDA NATASHA; CAMARGO, ANAMARIA ARANHA; FAVORETTO GALANTE, PEDRO ALEXANDRE; REIS, LUIZ F. L. Measuring plasma levels of three microRNAs can improve the accuracy for identification of malignant breast lesions in women with BI-RADS 4 mammography. ONCOTARGET, v. 8, n. 48, p. 83940-83948, OCT 13 2017. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.