Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da dieta líquida sobre o desempenho de leitões neonatos e seus reflexos na matriz suína

Processo: 14/14676-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2014
Vigência (Término): 30 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Simone Maria Massami Kitamura Martins
Beneficiário:André Pegoraro Poor
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Nutrição animal   Dieta animal   Desempenho animal   Leitões

Resumo

Na busca de se aumentar o número de leitões desmamados por porca ao ano, a seleção genética tornou as matrizes suínas hiperporlíferas, levando ao aumento no número de leitões nascidos. Esse aumento no tamanho da leitegada tem levado à redução do peso ao nascimento e a maior heterogeneidade dentro da leitegada, reduzindo a vitalidade até o desmame. Na tentativa de homogeneizar o peso ao desmame tem sido formuladas rações complexas para leitões neonatos com alta porcentagem de produtos lácteos, associadas às fontes proteicas de origem animal e vegetal, melhorando a digestibilidade e aumentando os níveis de ingestão de ração. A dieta fornecida na forma líquida para leitões neonatos tem mostrado resultados contraditórios, necessitando de mais estudos principalmente envolvendo a mão de obra para o seu fornecimento. Assim, o presente projeto pretende determinar a eficiência do fornecimento da dieta líquida, de modo automatizado, do 3º ao 21º dia de vida do leitão sobre a integridade intestinal, frequência de diarréia, desempenho até o abate e os reflexos na matriz suína. Serão utilizadas 18 fêmeas lactentes com 11 a 12 leitões por leitegada, cada leitegada receberá um dos três tratamentos: Controle (CT) os leitões receberão apenas o leite materno; Dieta Seca (DS) os leitões receberão leite materno + dieta seca; Dieta Líquida (DL) os leitões receberão leite materno + dieta líquida. A DS será fornecida diretamente no comedouro e a DL será fornecida com o auxílio de um equipamento que fará a mistura de água com a dieta na proporção 2:1 antes de ser fornecida aos leitões. A dieta complexa será à base de arroz pré-gelatinizado, soja micronizada e soro de leite e será a mesma para ambos os tratamentos, DS e DL. Serão avaliados nos leitões o desempenho até o abate, a morfometria do intestino delgado e a frequência de dias com diarreia e nas matrizes o desempenho, o perfil metabólico plasmático e intervalo desmame estro. Os dados referentes à frequência de diarreia serão submetidos à transformação pela função arcoseno e o desempenho, a morfometria intestinal, o perfil metabólico plasmático e o intervalo desmame estro serão submetidos à análise de variância (PROC MIXED), empregando-se o programa SAS. As hipóteses testadas serão consideradas significativas quando P < 0,05.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINS, S. M. M. K.; FERRIN, M. O.; POOR, A. P.; CAMPOS, G. A.; TORRES, M. A.; WEIGEL, R. A.; STREFEZZI, R. F.; ANDRADE, A. F. C. Gruel creep feed provided from 3 days of age did not affect the market weight and the sow's catabolic state. LIVESTOCK SCIENCE, v. 231, JAN 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.